Adobe Animate CC 2017

Adobe Animate CC 2017 – presença reforçada no mercado digital 

O Animate CC é a evolução do Flash, que foi o principal software para criação interativa para web na década passada quando o ActionScript ditava as regras da web. Com a expansão e incremento da linguagem JavaScript nos últimos anos, o Flash viu seu reinado chegar ao fim.

Rebatizar o software como Animate CC não foi apenas um solução de marketing foi também a inclusão da linguagem Javascript, portanto o melhor termo para designar toda essa mudança é evolução. Confira neste artigo os principais recursos do Animate CC, e conheça as novidades da versão CC 2017.

Multitarefa e multiplataforma

O Animate CC é um software robusto, feito para as plataformas Mac e Windows, permite que se crie uma gama de produtos. É possível criar desde Gif animados, motion design, animação, animação interativa e apps, tudo em um único software.

Assim como outros softwares Adobe é preciso ter em mente o produto final desejado, e assim configurar a interface, ferramentas e painéis para um melhor resultado.

O Animate CC possui ótimas ferramentas de desenho, o que permite criar em sua interface boa parte do projeto, mas ele também permite importar ativos do Photoshop, Illustrator e Audition que vão enriquecer muito seu trabalho. O aprendizado muitas vezes se inicia com foco na animação, mas graças as linguagens ActionScript, Javascript e o SDK Adobe AIR é possível desenvolver aplicações para desktop (Win e Mac) e Mobile (iOS e Android).

figura001
Animate CC 2017 – Central Digital para produzir desde desenhos estáticos, animações, interatividade e apps.

 

Ferramentas de Desenho – Novidades Animate CC 2017

Praticamente as mesmas ferramentas do Flash continuam valendo para o Animate, apenas a ferramenta “Brush” que teve uma mudança significativa. É possível agora gerenciar os estilo do Stroke de suas artes vetoriais permitindo aplicar um vasto repertório de traços, que alteram visualmente o desenho final. Ainda é possível trabalhar os pontos destes vetores e animar formas complexas com muito mais facilidade agilizando e melhorando o trabalho final.

figura002
Ficou muito mais fácil e ágil trabalhar estilos a partir de linhas vetoriais simples usando o editor de estilos de traçado.

Animação – Novidades Animate CC 2017

O Animate CC agora conta com uma nova ferramenta a “Câmera”. Com essa ferramenta ficou muito mais fácil você trabalhar efeitos de zoom e transição em sua animação obtendo um resultado mais dinâmico, principalmente para desenhos animados. Com a Câmera você pode aproveitar detalhes de uma cena melhorando o modo de contar suas histórias.

figura003

Câmera é uma ferramenta muito importante que faltava ao Flash (você precisava de plug-ins externos) e que coloca o Animate CC em melhor posição na disputa do acirrado mercado de desenhos animados e filmes de animação.

figura004

A nova ferramenta Câmera permite utilizar detalhes da cena facilitando contar histórias com mais detalhes.

Interatividade e Library CC – Novidades Animate CC 2017

Apesar do suporte ao JavaScript não ser uma novidade na versão CC 2017, sua conexão com os formatos HTML5 e WebGL foram revisadas e melhoradas, fazendo com que o Animate CC entregue para web e eBooks animações responsivas, e novamente entrar na briga de criações interativas.

Outro fator muito importante é que o Animate CC agora consegue importar para a CC Libraries animações completas em HTML5 para que você possa usar, por exemplo, no InDesign CC e Muse CC.

Há uma aba dedicada para Animações no painel CC Library. (até a publicação deste artigo os testes realizados obtiveram sucessos apenas em importar animações, interações não obtiveram sucesso nos softwares citados).

figura006
Agora ficou muito ágil guardar animações HTML5 completas na Library CC e utiizar no InDesign CC e Muse CC

Aplicações – Novidades Animate CC 2017

Para quem busca o Animate para a produção de Apps, a versão 2017 traz nativamente o SDK Adobe AIR instalado, com essa base é possível publicar apps para desktop e mobile. Como o software conta com ferramentas de desenho, animação, interação e programação, o Animate CC é uma boa pedida para desenvolver apps de jogos e com alguns recursos externos pode até desenvolver apps com acesso a banco de dados e notificações de push.

figura005
Publicar Apps e Games para Desktop e Mobile é fácil com o SDK Adobe AIR.

 

Conclusão

Se você é um desenhista/designer que já tem conhecimentos sólidos de arte e produtos estáticos, e deseja aprender uma plataforma para desenvolver animações e interações, o Animate CC 2017 é uma ótima opção, pois integra ferramentas de animação, com recursos de programação. Assim você tem num único software, um ambiente de desenvolvimento para todos os setores da indústria criativa.

A Dualpixel tem em sua grade um ótimo curso de nível intermediário que apresenta as soluções do Animate CC 2017 confira clicando aqui!

COMPARTILHAR:
, , , , , , , ,

Mauricio Brancalion

Desenhista, designer e desenvolvedor com 15 anos de experiência no mercado educação, comunicação e entretenimento. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP-SP.

1 comment

  1. Estou precisando fazer 1 catalogo no indesign com dados variaveis, ja tenho a tabela de produtos em cvs, o problema é que algumas categorias possuem numero de itens variaveis como pode ver na imagem desse link https://postimg.org/image/hwc5qxapv/

    como faço para o indesign gerar automaticamente verificando se tem 1, 2, 3 ou mais produtos em cada categoria?

Deixe uma resposta