Adobe Certified Expert

Adobe Certified Expert – 4 razões para ser certificado

Mostre ao mundo seu nível de conhecimento Adobe

Como toda grande empresa de tecnologia, a Adobe reconhece que seu cliente também é seu parceiro, e assim promove um programa de certificação – Adobe Certified Expert (ACE) para que o “hard user” possa tirar vantagens desse conhecimento, como por exemplo, usar o logo Adobe em sites, propostas, currículo, etc.

Mas antes de qualquer iniciativa, você precisa responder uma questão básica: “Por que estou fazendo isso?”. Uma boa resposta irá assegurar sua motivação durante todo o processo de estudo. Abaixo seguem 4 razões para aumentar sua vontade de se tornar um Adobe Certified Expert – assim espero.

Quer se tornar um ACE ? Conheça 4 boas razões para fazer a certificação e não deixe de conferir meu convite especial no final do artigo.

 

 

4 razões para ser um Adobe Certified Expert (ACE)

Para começar nosso guia da certificação e honrar o título do artigo vamos falar das 4 razões de ser um ACE. Mas antes uma breve reflexão que acredito e aplico em várias áreas de minha vida.

“Muitas vezes a caminhada é bem mais importante que o destino.”

Essa comparação se aplica muito bem a preparação para o exame, pois durante os estudos ampliamos nosso conhecimento e visão geral sobre o software melhorando nossa produtividade, resolução de conflitos, escolha de ferramentas, conceitos técnicos, entre outros.

Agora sim, as 4 razões para se tornar ACE:

A primeira razão vai para aqueles que desejam atuar como instrutor ou consultor Adobe, nesse caso ter a certificação é mais que um diferencial, quase uma obrigação. Os melhores centros de treinamento precisam de professores certificados para manter o selo Adobe Authorized Training Center

A segunda razão é que você vai ganhar um destaque em seu currículo, recebendo a chancela de uma marca reconhecida pelo mercado, o que pode sim fazer a diferença na acirrada disputa de emprego.

Em terceiro destaco profissionais recém-formados, em inicio de carreira. Em média, após 2 anos de prática com o software a realização (e aprovação) no exame fica bem mais real. 

E a quarta e mais relevante (na minha opinião) está na superação do desafio. Ser avaliado pela própria Adobe vai mostra a você mesmo que os anos de prática e estudo tiveram resultados. 

A Adobe mantém o site ACE Finder com a listagem de todos os profissionais certificados, contendo nome, localização e site. No Brasil encontramos 15 pessoas certificadas em InDesign e 20 para Photoshop, em variadas versões.

Quer fazer parte deste seleto grupo de profissionais ? Acompanhe como funciona o exame e não deixe de conferir meu convite especial no final do artigo.

 

Como funciona o Adobe Certified Expert

O programa ACE – Adobe Certified Expert está disponível para os principais softwares da Adobe e certifica as habilidades técnicas do usuário em relação a determinado software. O exame consiste na aplicação de uma prova com questões de múltipla escolha, em inglês. 

Adobe Certified Expert - Photoshop CC 2015

Para versão Photoshop CC 2015 são 57 questões sobre as principais áreas do software, como retoque, camada, máscara, vetor, câmera raw, formatos, atalhos, fluxos de trabalho, entre outros. O tempo máximo da prova são 90 minutos.

Adobe Certified Expert - InDesign CC 2015

Já a versão InDesign CC 2015 possui 75 minutos de duração para 60 questões que incluem tópicos sobre interatividade, uso de texto e imagens, interface, fluxos de trabalho, formatos para mídia impressa e digital, integração com Creative Cloud, entre outros.

O processo é administrado pela Pearson empresa parceira da Adobe que faz todo gerenciamento desde do agendamento online até a aplicação do exame. O exame é presencial, sem consulta, realizado em um dos inúmeros centros filiados a Adobe, e a Pearson encontra o melhor local para data escolhida.

Ah! É preciso ter 72% de acerto para InDesign e 63% com Photoshop. A boa notícia é que você fica sabendo na hora se passou! \0/

 

Tipos de Certificação ACE

 

Certificação para um único produto

Recomendado para todo iniciante em certificação ACE, o programa individual permite que você foque sua estratégia e metodologia em um único software por vez, e de preferência ao que você tenha mais domínio teórico e prático.

A vantagem dessa metodologia é que cada software que você obtém uma certificação prepara você para a certificação de especialista.

 

 

Certificação como especialista

A certificação como especialista foca na obtenção de um ACE em determinada função profissional, se você deseja um reconhecimento como designer ou videomaker essa certificação é mais ideal pois exige que você distribua seu conhecimento em diversos softwares para uma finalidade específica.

 

 

Certificação Master

A certificação Master pode ser confundia com a versão especialista, pois também visa avaliar a competência em vários softwares de uma mesma área (Print, Web, Vídeo), mas o foco aqui é nos produtos Adobe, com esta certificação você vai mostrar que é um especialista em todos os softwares Adobe de uma determinada área.

 

Convite especial para ser Adobe Certified Expert

Que tal receber uma consultoria para todas as etapas de preparação e estudo para o exame, incluindo simulados, com questões reais do exame, material de apoio, tirar dúvidas sobre os temas com maior dificuldade, além de contar com a minha experiência de 19 anos como instrutor Adobe, tendo realizado nesse período 10 exames de certificação, entre Photoshop, InDesign e Digital Publishing Suite!

Ficou interessado(a)? Acesse o link abaixo fique por dentro de grupo de estudo que começa agora, em Janeiro. E não deixe de conferir o depoimento de Daniel Gallo, designer, que obteve a certificação ACE, em InDesign CC.

Inscrições encerradas

Caso tenha interesse em participar um treinamento específico para realização do exame ACE, entre em contato pelo formulário do site. Saiba mais sobre as etapas da certificação Adobe.

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta