InDesign CC 2015.4 – Novidades do Creative Cloud

O InDesign CC 2015.4 já está disponível. A seguir os principais tópicos desta versão. E se você está chegando agora, não perca a primeira e segunda parte deste artigo especial – novidades do Photoshop CC 2015.5 e Muse CC 2015.2.

userinterfacechanges

Interface – Novidade do inDesign CC 2015.4

Quem já atualizou para o InDesign CC 2015.4, certamente percebeu a diferença nos painéis. Praticamente toda a interface do InDesign foi reformulada para oferecer mais conforto e legibilidade.

Na comparação com a interface anterior fica evidente que as mudanças foram positivas. Com um corpo de fonte maior e mais espaçamento entre os itens, a identificação dos recursos torna-se mais fácil e imediata.

 

Trabalho em rede assegurado – Novidade InDesign CC 2015.4

Para quem trabalha acessando arquivos do InDesign a partir de um servidor, esta versão traz uma excelente notícia. Arquivos de até 100 MB continuarão ativos, mesmo se a rede cair. Em versões anteriores, o InDesign fechava para proteger os documentos, impedindo o acesso aos mesmos.

 

pdf-interativo2

PDF Interativo

O painel de exportação para PDF Interativo foi totalmente reformulado. As informações estão melhores organizadas e separadas em abas.

Destaque para a opção Accessibility que permite definir o idioma e título do documento.

pdf-interativo1

 

publish-online

Publish Online

O recurso de publicação para web direto do InDesign deixou para trás o termo Technology Preview. Nesta versão a principal mudança foi interna, com melhor suporte as redes corporativas, com proxy. Conheça o histórico das melhorias e recursos do Publish Online em nossos artigos –InDesign CC 2015.3 – Melhoria ContínuaInDesign CC 2015.1 – novidades além dos epubs.

 

sort-swatches

Classificação de amostras de cores

Uma pequena melhoria, mas sempre bem-vinda na rotina de trabalho. Podemos organizar as amostras de cores, com base em seus nomes ou valores. Organização e produtividade sempre andam juntas!

 

free-adobe-cc-release-giveaway

Creative Cloud Libraries

Um recurso que você precisa conhecer (e usar). Creative Cloud Library. Já apresentei o painel CC Library nestes dois artigos – InDesign CC 2015.1 e CC Library.

Através do CC Library podemos integrar os elementos de layout (fontes, estilos, cores, imagens e vetores), entre as principais soluções da Adobe CC.

creativecloud-library

A integração de funções na “nuvem” tem recebido melhorias frequentes, exemplo disso é o controle no compartilhamento da CC Library, adicionado nesta versão.

Se você trabalha em equipe vai gostar da aba de permissão. Escolha entre Can Edit que permite deletar, renomear e mover e o Can View, como sugere o nome, permite apenas a visualização e comentários.

 

Conclusão do InDesign CC 2015.4

Apesar de não trazer nenhum recurso blockbuster, os itens melhorados e/ou adicionados nesta versão focam em usabilidade, segurança e integração. Ficamos na espera (e torcida!) dos recursos que a Adobe nos reserva para o Creative Cloud 2016. Que venha a Adobe Max.

  • Interface – meus olhos agradecem. Visual mais moderno, limpo e agradável.
  • Trabalho em rede – tenho certeza que esse recurso já valeu a atualização. Essencial!
  • PDF Interativo – Mais organização e acessibilidade nos PDF para mídia online, digital.
  • Publish Online – recurso cada vez mais consolidado como opção de saída digital.
  • Amostras de cores – Melhor organização das cores com base nos valores.
  • Creative Cloud Libraries – maior controle no compartilhamento das bibliotecas.

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

2 comments

  1. Tenho a versão 2015.4 e estou com um problema. A rolagem de texto não funciona, mesmo seguindo os procedimentos aconselhados e normais. Você sabe se há algum problema ou tem algum tutorial para isso?? Obrigado.

    1. Olá, Ricardo
      Sobre qual painel você está falando? E algo do InDesign ou referente a algum plugin, como o DPS?

      Se puder deixar mais detalhes. Para qual formato você deseja publicar

      Abs

Deixe uma resposta