Adobe VoCo – o Photoshop do som

Adobe VoCo – novo software faz você dizer qualquer coisa, com apenas 20 minutos de áudio.

Durante a conferência Adobe Max foi apresentado o Adobe VoCo – 0 “Photoshop do som”, a demonstração usou uma frase do comediante Keegan-Michael Key, que dizia que havia se levantado da cama e beijado seu cachorro e mulher. Mas após poucos cliques no VoCo, a frase se tornou “eu beijei Jordan (seu amigo e dupla de comédia) três vezes”. Assista o vídeo abaixo.

Com base numa amostra de 20 minutos da voz, o software identifica as frequências de cada palavra, permitindo que seja modificado livremente depois. Em 1990, quando a Adobe lançou o Photoshop, muitos reagiram sobre o poder de manipulação sobre as imagens. Pois bem, agora limpe bem os ouvidos já que iremos viver essa mesma situação com áudios.

Já imaginou impacto dessa ferramenta num grupo do Whatsapp? 

A Adobe, explica, que está considerando os impactos éticos da tecnologia, e pretende adicionar tags no áudio, que permitam identificar o uso da ferramenta. A finalidade do recursos é fornecer mais controle e flexibilidade para editores podcast, vídeos, apresentações, entre outros projetos multimídia

VoCo ainda esta na fase beta, sem previsão de lançamento. Possivelmente será implementado ao editor de áudio – Adobe Audition. Mas pelo estrutura do recurso é essencial o suporte ao idioma, sendo assim, nós tupiniquins teremos que aguardar um pouco mais.

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta