Animate CC para App’s: criação e publicação para desktop e mobile

adobe-animate-cc-flash

Animate CC para App’s

O Animate CC é primeiramente conhecido como um programa de animação, mas caso você não saiba, ele  também é uma ótima IDE para criação de Aplicativos Desktop e Mobile.

Graças ao Adobe Air é possível exportar App’s para:

  • Windows – O Animate CC exporta seu projeto em .exe
  • Mac – O Animate CC exporta seu projeto em .dmg
  • Android – O Animate CC exporta seu projeto em .apk
  • iOS – O Animate CC exporta seu projeto em .ipa

Acompanhe neste post como você deve se preparar para entrar no mundo dos aplicativos com o Animate CC.

 

Introdução

O primeiro procedimento é você baixar o Animate CC pelo aplicativo Creative Cloud em seu PC Win ou Mac. Na versão atual CC 2015.2, o Animate CC já vem com o SDK do Adobe AIR em sua versão 21.0, porém essa versão não é a mais atual e tem apresentado alguns problemas de desempenho. Para que você fique sempre atualizado faça o download da versão atual do SDK Adobe AIR

 

Instalando o SDK do Adobe AIR

Depois que você fez o download descompacte o arquivo e renomeie a pasta para a versão atual, no caso, AIR22.0. Então, copie toda pasta e cole dentro de Animate CC, conforme orientado abaixo (figura 1):

  • Mac: Aplicativos >Adobe Animate CC 2015.2
  • Win: Arquivos de Programa > Adobe Animate CC 2015.2

 

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-04-17
Figura 1 – Instalação do SDK Adobe Air no Animate CC

Agora com o Animate CC aberto vá ao menu help>Manage Adobe AIR SDK, conforme a imagem abaixo.

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-08-33

Uma janela abre no meio da tela como na figura a seguir:

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-09-32

Veja que o SDK do AIR 21.0 já esta na lista, pois já vem instalado com essa versão do Animate CC.

Clique no botão de “+” no canto direito superior do painel e busque a pasta AIR22. A mesma que você salvou dentro do Animate CC, no caminho mostrado anteriormente. Clique em OK e pronto! Agora o SDK da versão 22.0 também faz parte da sua lista de SDKs disponíveis para uso. Feche o painel.

Nota: na imagem acima já aparece o AIR 23, que ainda é uma versão Beta. Você pode instalar versões betas para teste a partir do Adobe labs.

 

Criação

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-15-23

Agora vamos iniciar um projeto para App.  Acesse o menu File> New e crie um novo arquivo utilizando um dos perfis disponíveis.

  • AIR for Desktop
  • AIR for Android
  • AIR for iOs

Clique OK apenas para você abrir um dos arquivos acima, após aberto acesse File>Publish Settings e veja que seu novo SDK está na lista de opções do campo: Target.

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-18-01

Depois de selecionar o perfil do Adobe AIR compatível com o projeto criado (desktop – android – ios) no campo Target, clique no ícone da ferramenta, ao lado, para acessar o conjunto de painéis específicos para cada tipo de saída.

 

AIR para DESKTOP

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-26-28

Como mostra na foto se você esta na plataforma MAC não é possível publicar para o formato .exe, o mesmo vale ao contrário, no Windows você não exporta para .dmg, portanto é preciso ter acesso aos dois sistemas para fazer um app desktop que instale em cada plataforma.

 

AIR para ANDROID

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-26-45

De todos é a exportação mais simples, pois até o certificado digital que acompanha sua aplicação pode ser criado diretamente pelo painel Deployment. O arquivo de saída tanto é um .apk e funciona tanto a partir do Windows ou MAC.

 

AIR para iOS

captura-de-tela-2016-09-08-as-11-27-04

Esta é a saída com mais detalhes e configurações externas, que vamos tratar em um novo artigo dedicado ao iOS. Um fator importante na exportação para iOS refere-se a produção dos certificados,  no caso do sistema iOS você deve cria-los a partir do portal de desenvolvimento da Apple.

Para acessar o portal é preciso ter uma conta paga que lhe dará o direito de criar os certificados necessários. E, claro, você deve ter um MAC para poder realizar todas essas etapas. Saiba como criar uma conta de desenvolvedor na Apple app store.

 

Conclusão

Estruturar seu ambiente de desenvolvimento para aplicativos desktop e mobile com Adobe Air e Animate CC é uma tarefa simples, que deve ser feita antes do desenvolvimento para que você foque ao longo da produção na linguagem ActionScript 3.0 e no design (UI), podendo desde do início realizar testes de saída e quando estiver tudo pronto publicar seus App’s!

A Dualpixel oferece o Curso de Animate CC, que inclui a construção e publicação de App’s. Veja mais informações Aqui!

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , ,

Mauricio Brancalion

Desenhista, designer e desenvolvedor com 15 anos de experiência no mercado educação, comunicação e entretenimento. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP-SP.

Deixe uma resposta