Na Ponta da Língua: APP da Sá Digital auxilia crianças no aprendizado de idiomas

 Estudos demonstram que desenvolver habilidades em outras línguas dá flexibilidade ao cérebro, acelerando a criatividade e a capacidade de aprendizado como um todo. No mundo globalizado em que vivemos é cada vez maior o desejo dos pais e da escola de fornecer instrumentos às crianças que lhes permitam se desenvolver como cidadãos do mundo.

Foi pensando em tudo isso que a Sá Digital lançou o APP “Na Ponta da Língua”. A versão de lançamento conta com 4 livrinhos digitais, onde cada história em português ganha sua versão para o inglês e o espanhol.

A coleção  de historinhas vem para estimular a curiosidade da criança para o aprendizado de idiomas e também para auxiliar no ensino bilíngue.

Para baixar na Apple Store, clique aqui. Para baixar no Google Play, aqui. Compatível com iPad, iPhone e dispositivos com Android.

O Projeto

  

Realizado pela Dualpixel, o projeto do APP tem a intenção de suprir uma lacuna no mercado de livros digitais, em especial, os Infantis.

Eis a questão: como assegurar que os recursos aplicados no livro digital serão mantidos nos dispositivos de leitura, em diferentes plataformas?

Esse é o grande dilema (ou um deles) do mercado editorial quando produzimos ebooks no formato ePUB.

Muito se discute sobre o potencial das publicações digitais e no quão pouco tais recursos são utilizados — em especial os do ePUB 3.

A instabilidade no suporte a vários recursos do formato ePUB acaba por inibir editoras e profissionais a produzirem livros mais elaborados.

Exemplo disso está no Prêmio Jabuti: nos dois últimos anos, a categoria de Livro Infantil Digital teve Apps como finalistas! De onde se verifica que, para além da plataforma Apple, não há espaço para ebook/ePUB nesse perfil de publicação se o objetivo for atingir leitores/usuários de outras plataformas também.

Então, a pergunta que não quer calar. Por que não reunir num único projeto os benefícios dos eBooks e Apps?

Nos últimos anos venho divulgando através de aulas em vídeo e apresentações os benefícios e desafios de cada tipo de publicação – eBook e APP. Confira no quadro abaixo.

Produção de publicações digitais em formato de APP

Benefícios

Desafios

Leitor dedicado e personalizado com a marca da empresa.

Plataforma para publicação. Conheça as principais opções do mercado

Monetização (venda de assinatura e venda avulsa).

No iOS, distribuição restrita pela Apple app store.

Acesso offline ao conteúdo.

 

Distribuição para mobile – tablets e smartphones. Poucas plataformas suportam uma versão para browser.

 

Produção de publicações digitais em formato de eBook/ePUB

Benefícios

Desafios

Publicação responsiva

Instabilidade dos dispositivos de leitura

Anotações e ajuste do tamanho da fonte

Produção de versões específicas para plataformas

Distribuição multiplataforma

Produção de uma banca digital

 

Nosso objetivo é o de viabilizar a distribuição dos livros digitais através de um App Leitor dedicado às publicações, eliminando assim a barreira dos dispositivos de leituras e suas anomalias.

E, ao mesmo tempo, aproveitando os arquivos XHTML 5 do ePUB3, que asseguram a visualização adequada em diferentes tamanhos de tela.

Conteúdo responsivo disponibilizado num App Leitor dedicado, com recursos de leitura offline, anotações, ajuste do texto, além de envio de notificações, acesso a relatórios e venda avulsa/assinatura. O melhor de cada plataforma num único produto!

Confira abaixo alguns recursos do nosso APP Leitor.

Leitura digital

Você, leitor, pai, avó ou professor vai observar que nossa biblioteca irá lhe oferecer páginas de “leitura”, isto é, letras, palavras, frases que se juntam formando um contexto. Isso porque acreditamos na experiência humana da leitura e no quanto a intertextualidade é um forte elemento na construção da “passagem” cultural que move o aprendizado.

Vamos lá! No contato impactante com as telinhas no nosso dia a dia, convidamos você e a criançada a torná-las também instrumento e suporte de uma experiência de ler e aprender com mais prazer e diversão.

Boa leitura!

Para baixar na Apple Store, clique aqui. Para baixar no Google Play, aqui. Compatível com iPad, iPhone e dispositivos com Android.

COMPARTILHAR:

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

2 comments

  1. Uma parceria que nos honra e nos enche de orgulho. A capacidade do Felipe e sua paixão pela inovação nos ensina dia a dia. Vida longa aos projetos Sá Digital e Dualpixel.

    1. Que seja o primeiro de vários. Projetos que levem a leitura digital a quem mais precisa

Deixe uma resposta