Tratamento de Imagens – Balanceamento de Gris / Cores

Balanceamento de Gris / Cores

Oi, vamos dar sequência aos temas sobre tratamento de imagens?

Este é o segundo de uma serie especial de quatro artigos abordando etapas importante do processo de tratamento com Photoshop.

  1. Contraste
  2. Balanceamento de Gris / Cores
  3. Cores complementares
  4. Filtro de Nitidez

 

Em continuidade a matéria iniciada no Da Luz para o Papel , que abordou sobre contraste da imagem – calibração das áreas de mínima e máxima. Neste artigo vou apresentar os conceitos relacionados com o Balanceamento de gris / cores.

Conceito

Uma reprodução em cores deve apresentar cada cor na intensidade correta em relação a todas as outras. As áreas neutras (cinzas) precisam do equilíbrio entre os canais de cor (CMY), são nessas áreas que o balanceamento deve ocorrer.

No tratamento de imagens é válido saber que é mais importante considerar o equilíbrio entre as cores do que as intensidades exatas de cada cor separadamente.

O Balanceamento terá como referência sempre áreas neutras (cinza) na imagem, mesmo que inicialmente apareçam infiltradas. Para a remoção da invasão de cores, o operador precisa determinar que áreas da imagem serão alteradas, normalmente é feita uma mudança na gradação (range tonal da imagem), reduzindo ou aumentando valores em uma ou duas cores nas Mínimas, Meias-tintas ou Máximas.

Geralmente, a invasão de cores abrange todas as áreas da imagem. Para reproduzir tons neutros, é necessário compensar as contaminações das tintas. Os pontos de magenta e amarelo são reduzidos ao longo da escala da imagem, desde a mínima até a máxima.

Abaixo temos valores típicos para a composição de áreas neutras:

Papel revestido e Impressora Plana – valores em %

OriginalCianoMagentaAmareloPreto
MÍNIMA / BRANCO5330
MEIA-TINTA / CINZA4535358
MÁXIMA / PRETO85757060

Papel Jornal e Impressora Rotativa – valores em %

OriginalCianoMagentaAmareloPreto
MÍNIMA / BRANCO2110
MEIA-TINTA / CINZA40353510
MÁXIMA / PRETO55504586

Como remover uma invasão de cor

A invasão de cor é uma tonalização indesejada que contamina as cores de uma imagem.

Ocorre em todas as áreas da imagem, sendo normalmente predominante em uma das áreas em específico (Mínimas, Meia-tinta, Máximas).

Sua remoção acontece por alterações no contraste. Primeiro verifica-se em qual área da imagem a invasão é mais pronunciada. Em seguida, verifica-se qual canal – ciano, magenta ou amarelo – precisa ter seus valores reduzidos ou aumentados.

Conheça agora uma lista de ferramentas que possibilitam a eliminação ou redução das invasões de cores. Através do balanceamento dos grises:

ORIGINAL

aula_griss

Imagem capturada por uma câmera digital com aparente infiltração para o azul-violeta.

Ciente que sua tonalidade original de fundo é cinza, podemos utilizar uma das ferramentas abaixo para eliminar essa infiltração e retomar as tonalidades “reais” da foto, como o tom de pele da criança.

Sempre que sua imagem possuir alguma área neutra (cinza), utilize-a como referência para o tratamento, pois a partir do balanceamento dos canais (CMY), nos tons neutros, é possivel se obter cores limpas e “reais” para sua imagem.

NUNCA tente corrigir tonalidades da imagem, como tons de pele, florestas, mares ou outras áreas coloridas, sem antes balancear os tons neutros da imagem. O segredo de boas cores impressas está na correta calibração do cinza. (Leia mais no item Conclusão)

 

Levels (Níveis)

niveis gris_niveis

O uso do conta-gotas da Meia-tinta (destaque) permite uma correção prática e com resultados bem satisfatórios. Quando na imagem houver áreas neutras no range intermediário (Meia-tinta) utilize esse recurso. 

 

Color Balance (Equilíbrio de Cores)

colorbalance gris_balance

Trabalha em conjunto com paleta Color. Ideal para qualquer tipo de infiltração, pois atua em todo range da imagem (mínima | meia-tinta | máxima). Cada slider representa um par de cores complementares (ciano – vermelho | magenta – verde | amaralo – roxo).

Caso a sua imagem tenha muito ciano na mínima, basta marcar na ferramenta a opção Highlights (mínima) e mover o slider Cyan – Red para direita.

 

Selective Colors (Cor Seletiva)

Seletive gris_seletive

A Cor Seletiva é uma das ferramentas mais versáteis do Photoshop.

Ela abrange tanto as referências cromáticas (vermelho | amarelo | verde | ciano | roxo | magenta), como também, os tons neutros (branco | cinza | preto). Escolha a referência cinza (Neutrals) e controle os sliders para amenizar a infiltração. 

 

Color Match

match gris_match

A principal função do Color Match é aplicar luminosidade e coloração de uma imagem em outra. A ferramenta possui controles sobre estes atribuidos e quando habilitamos a opção Neutralize temos de imediato a redução da infiltração, mas em um nível de remoção menor do que nas demais ferramentas apresentadas.

 

 

Layers (camadas)

layer gris_layer

Uma boa dica para eliminar infiltrações. Capture o tom infiltrado com a ferramenta conta-gotas, e em seguida crie uma nova camada sobre a sua imagem. Preencha esta nova camada com a cor capturada e inverta o tom preenchido com o atalho Ctrl+I. Depois altere o modo de mistura para Color e reduza a Opacidade. Aqui trabalhei com 30%.

 

Conclusão

O entendimento do processo de Balanceamento do gris permite ao designer/profissional eliminar as infiltrações, devolvendo à imagem suas cores “reais”. Sendo uma etapa crucial durante o tratamento, mesmo naquelas imagens que não possuem problemas com infiltrações.

Havendo em sua imagem áreas neutras, utilize-as como referência. Dentre as ferramentas mostradas, destaco o uso dos Levels (Níveis) e Color Balance (Equilíbrio de Cores), pois permitem um maior controle durante a aplicação.

COMPARTILHAR:
, , , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta