Como Publicar na Apple app store

Olá amig@s,

O primeiro passo ter seu aplicativo na Apple app store é criando uma conta de desenvolvedor na Apple.

O processo é simples e a seguir você pode acompanhar todas as etapas.

Tudo começa com o cadastro de um novo Apple ID. Recomendo utilizar um email sem referência a outros serviços da Apple.

Lembro que neste caso você não precisa saber programação, pois quando o assunto é App Editorial, ou seja, publicações distribuídas via aplicativos é necessário a utilização de uma plataforma aliada ao InDesign.

Leia até o final e aproveite para assistir uma aula 100% grátis sobre os segredos da produção dos certificados para Apple app store.

 

Primeiro passo – Apple ID

Acesse o site: http://appleid.apple.com.

Clique em Create Your Apple ID e siga os próximos passos.

Preencha todos os dados. O Apple ID deve ser um email válido, pois será confirmado posteriormente.

A senha deve atender alguns critérios, tais como:

  • Possuir ao menos uma letra;
  • Ao menos uma letra maiúscula;
  • Ao menos um número;
  • Não repetir letras consecutivas;
  • Não repetir o nome da conta;
  • Ter no mínimo 8 caracteres.

Escolha Brasil e preencha o captcha. Clique em Continue para seguir com o cadastro.

O próximo passo será aguardar o email de verificação da Apple para confirmar seu cadastro.

Finalizamos a criação do Apple ID com a tela exibida abaixo – Account, contendo seus dados de cadastro.


Cadastro do Apple ID como desenvolvedor

Bem, agora com Apple ID aprovado. Acesse a página http://developer.apple.com e clique no menu Account.

Utilize o email e senha do seu recente Apple ID, aceite o contrato de privacidade da Apple para acessar o ambiente Getting Started

Parabéns! Você já é um Apple Developer.

Nesta página você encontra todas as ferramentas necessárias para produção de um APP. Consegue baixar o Xcode, bem como acessar toda documentação, sample codes, APIs, tutoriais em vídeo e muito mais.

Enfim, podemos produzir um app para plataforma Apple sem nenhum custo adicional. Todas as ferramentas estão disponíveis gratuitamente pela própria Apple.

Agora, se você deseja publicar na Apple app store, neste caso é preciso ser membro do Apple Developer Program.

Apple Developer Program

Neste link você inicia o cadastro para o Apple Developer. Clique no botão Enroll.

What You Need to Enroll

Será preciso tomar uma decisão importante neste momento. Definir o tipo de cadastro.

  • Enrolling as an Individual
  • Enrolling as an Organization

Qual a diferença? Na prática a maior delas é o nome exibido na Apple app store como responsável do App.

Em destaque nome do developer responsável pela publicação do APP

 

Caso o projeto aceite a divulgação do developer como pessoa física, siga com Individual, caso seja uma instituição registre-se como Organization.

O cadastro como Organization precisa de um D-U-N-S Number da empresa. Que representa um CNPJ internacional para identificação da empresa junto a Apple. Saiba mais >

Decisão tomada? Vamos em frente

Apple ID Information

Na próxima tela é exibido um resumo da conta, confira as informações já preenchidas e estando tudo de acordo, clique em continue…

 

Complete Your Purchase

Para ficar habilitado a publicar na Apple app store é preciso manter a conta Developer ativa com investimento de $99.00 por ano.

Enter your payment information

A última etapa desta parte é o pagamento da taxa de $99.00. Após a confirmação você receberá um email para ativar sua conta Developer e poder, enfim, publicar seu primeiro App!

Dúvidas frequentes

1 – Que tipo de pagamento é aceito?
A Apple aceita pagamento em catão de crédito, nas bandeiras Visa, Mastercard, Discover, or American Express.

2 – É possível usar o cartão de crédito de terceiros?
A informação de pagamento deve coincidir com os dados de cadastro. Ou seja, o titular do cartão deve ser o mesmo do cadastro como developer.

3 – Quando o acesso a conta é liberado?
Uma vez processado o pagamento será enviado um email do Apple Developer Program Support com o link para ativação da conta. Em média o processo de liberação ocorre em dois dias.


Apple Developer Account

Após realizar todas as etapas sua conta será liberada. A imagem acima exibe o painel de controle com informações detalhadas sobre o universo Apple.

Mas para nós que não somos programadores e utilizamos plataformas para produção do app editorial, o foco está concentrado em duas funções:

Certificates, identifiers e profiles – ambiente para produção dos certificados, push notifications, cadastro no App na plataforma developer da Apple. Nesta etapa criamos a identificação que irá seguir com App até a sua publicação – App ID.

iTunes Connect – responsável pela publicação, manutenção, venda, relatórios, enfim toda gestão dos Apps já publicados na Apple app store é realizada nesse ambiente.

 

Continue estudando a plataforma Apple. Assista grátis uma aula completa sobre como produzir os certificados de publicação para Apple app store.

E se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre publicação nas Apps Stores, temos 1 curso que ensina todas as etapas desde o cadastro, certificados e publicação nas lojas da Apple e Google Play.

Visite a página do curso – Publicação nas App Stores.


  Company Apple Developer

A escolha pela opção Company torna-se necessária quando se deseja figurar como pessoa jurídica na Apple app store. Para utilizar o nome fantasia, da empresa, na loja da Apple o primeiro passo é realizar previamente o cadastro do D-U-N-S number ­— trata-se de uma identificação internacional de empresas.

No Brasil visite o site www.dnbbra.com.br para obter o seu certificado. Após essa etapa separe uma copia digitalizada do contrato social e envie junto com os demais dados, também, solicitados no cadastro de pessoa física, conforme explicado neste artigo. O prazo de envio do código de ativação dessa categoria esta em 15 dias, em média.

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

1 comment

  1. muito boa esta dica do aplicativo vou instalar e depois volta para falar se deu certo obrigado

Deixe uma resposta