ibookstore

Como publicar livros na iBooks Store?

 Aprenda em poucos passos a criar sua conta na iBooks Store para distribuir arquivos ePUB pelo canal de livros da Apple. Se você configurar uma conta de livros grátis e mais tarde decidir que tem livros que você gostaria de vender, você terá de criar uma NOVA conta para fazer isso.

Não é possível converter uma conta gratuita para paga (venda de livros). Por isso, pense bem na hora de escolher o tipo de conta. Neste artigo será explicado como realizar ambas. Vamos começar pela mais simples.

 

Escolha entre as contasEscolha entre as contas | Clique na imagem para ampliar

Free Books Account

Para começar, acesse este link. A conta de desenvolvedor gratuita na iBooks Store exige os seguintes requisitos:

  • Possuir direitos para distribuir os livros
  • Apple ID para uso no iTunes Store com um cartão de crédito válido
  • Um computador Mac com o OS X 10.6 ou mais recente;

Em relação ao cartão de crédito não se preocupe, pois o cadastro na iBooks Store é gratuito (em ambas as contas), o cartão é para confirmação de dados. Outra ponto importante: você deve criar um Apple ID novo, que não tenha uso em outros serviço da Apple, como Apple app store, para distribuição de apps, por exemplo.

Na página que abriu do link acima, clique em Create a Free Books Account (figura 1). Na seguinte, preecha os campos com seu Nome, Sobrenome, Apple ID ativa e sua senha, respectivamente. Em seguida, aceite o termo de consentimento para permitir que a iTunes Store use seus dados para fins de identificação (figura 2).

Figura 1Figura 2
Figura 1 | Clique na imagem para ampliarFigura 2 | Clique na imagem para ampliar

Após confirmar sua Apple ID, é hora de preencher as informações de vendedor. No primeiro campo, coloque o nome que será mostrado com seus livros na iBooks Store (figura 3).

Nos campos seguinte, preencha as informações de endereço, Cidade, País, Estado, CEP e telefone, lembrando de incluir o 55 antes do número de telefone.

Figura 3Figura 4
Figura 3 | Clique na imagem para ampliarFigura 4 | Clique na imagem para ampliar

Por fim, leia e aceite os Termos de Uso e clique em Submit (figura 4). A página seguinte é a confirmação de que sua conta gratuita na iBooks Store foi criada. Acesse o seu e-mail e, no e-mail recebido do iTunes Connect, clique em Activate your account (figura 5).

Ao clicar neste link, você será redirecionado para o iTunes Connect, faça o login com o seu Apple ID, o mesmo que foi utilizado para abrir a conta na iBooks Store, clique em Sign In (figura 6).

Figura 5Figura 6
Figura 5 | Clique na imagem para ampliarFigura 6 | Clique na imagem para ampliar

A seguir, leia e aceite os Termos de Serviço, clicando em Accept Terms (figura 7). Na página do iTunes Connect, clique em Deliver Your Content (figura 9), você será redirecionado para uma página com aplicativos para download. Para finalizar, localize o iTunes Producer e clique nele para realizar o download (figura 8).

Figura 7Figura 7 | Clique na imagem para ampliar
Figura 8Figura 9
Figura 8 | Clique na imagem para ampliarFigura 9 | Clique na imagem para ampliar

 

Paid Books Account

O processo para abrir uma conta para venda de livros na iBooks Store é bem semelhante à conta gratuita. Tudo começa pelo mesmo link. Nesta opção há 2 itens novos na lista de requisitos:

  • Possuir direitos para distribuir os livros
  • Apple ID para uso no iTunes Store com um cartão de crédito válido
  • Um computador Mac com o OS X 10.6 ou mais recente
  • U.S. Tax ID válido
  • Conta bancária

Sabemos que a Apple já opera oficioalmente no Brasil com a iBooks Store, mas mesmo assim, é obrigatório o cadastro do U.S. Tax ID. Neste ponto o processo parece complicar. Nem tanto! Na verdade será preciso o cadastro do número EIN.

Voce pode buscar mais informações no help da Apple sobre essa Tax ID e localizar o link IRS. Neste link baixe o formulário SS-4 em PDF e preencha com as informações solicitadas. Mas uma vez, acredito que muitos – como eu – se confundem em vários itens desse formulário.

Mas nem todas as informações são necessárias. Do campo 1 ao 7a trata-se da sua identificação (no meu caso fiz um cadastro individual – pessoa física). Para esse tipo de cadastro escolha Sole Proprietor no item 9a. Os demais campos solicitam Estado, País, Atividade Principal.

No item 10 indique Others: to sell eBooks (venda de livros digitais). Com o formulário preenchido basta escolher uma das formas de obter o número EIN.

No próprio site da IRS há opções por fax, email, telefone e online (infelizmente essa última apenas para residentes nos EUA). Entre todas as opções a mais prática sem dúvida é por telefone. Se voce quer gastar pouco neste interurbano internacional recomendo a compra R$10,00 de créditos no Skype e utilizar este número – 1-267-941-1099 de contato com IRS.

Se preferir um telefone convencional disque desta forma 00 (código de chamada internacional) 1-267-941-1099. Após o 00 entre com o número de sua operadora. Reserve no mínimo 30 minutos para que o atendende colete todos os dados.

A maior vantagem desse processo é que voce obtém o número EIN na hora e pode utilizá-lo assim que desligar o telefone. Imediatamente! Em menos de 1 mês você receberá pelo correio uma carta oficial com seu número EIN, em casa. Por outro lado, voce terá que falar em inglês e soletrar cada letra do seu nome – rua – cidade, entre outros. Pois o atendende americano terá grande dificuldade para entender em português. Seja paciente e educado.

Uma vez que a Apple receba sua solicitação de cadastro no iBooks Store, o processo está quase no fim. Agora é só esperar por 2 semanas (em média) para receber a confirmação por email.

Cadastro confirmado, agora é acessar o link enviado pelo email para informar à Apple os dados bancários e fiscais. Este processo é bem parecido ao cadastro bancário para Apple App Store, informando o nome do banco e o código internacional. Depois disso é só publicar e aguardar a receita das vendas dos livros.

Dúvidas em realizar esse cadastro? Solicite uma consultoria da dualpixel. Prestamos assessoramento no cadastro para iBooks Store, Apple App Store, entre outras plataformas de distribuição digital.
 
Abraço e até o próximo artigo.
 
[atualizado em maio de 2017]

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

8 comments

  1. olá.. gostaria de publicar meu ebook na apple.

    Tenho que pagar para ter uma conta de vendas de livros digitais?

    Queria ajuda nesse processo.

    1. Olá, Fernando
      O cadastro é gratuito, não importa se o livro for gratuito ou pago.

      Tente seguir as etapas do tutorial, agora está mais simples, pois o EIN number não é mais solicitado.

      Se preferir um suporte para cadastro nas demais lojas – Saraiva, Amazon, Kobo. Pode contratar nossa consultoria, veja o tópico Auto publicação no link http://servicos.dualpixel.com.br/producao-de-ebooks-epub/

  2. Oi!
    Eu não tenho um computador Apple! como faço para publicar os mais de vinte livros que eu tenho?
    Como fazer ou proceder a isto?
    Grande abraço!
    Diaulas.

    1. Olá, Diaulas
      Tudo bem?

      Realmente você precisa de um MAC para enviar os eBooks para a Apple.
      Para realização do cadastro não é preciso, somente para envio.

      Podemos fechar um pacote de consultoria em envio dos arquivos para as lojas – Saraiva, Amazon, Kobo. Veja o tópico Auto publicação no link http://servicos.dualpixel.com.br/producao-de-ebooks-epub/

      Qualquer dúvida me chama no skype – pixelaula

      Abs

  3. Já tenho a conta. Queria assessoria para desempacar no tópico tax number. Pelos outros estágios já passei: Já configurei o banco, subi os epubs, preenchi como isento, brasileiro não residente nos EUA, etc…
    No Amazon usei meu cpf como tax number e deu certo.
    No iTunes, ele aceita , não acusa nada de erro no preenchimento mas entra aviso em vermelho para tentar outra hora. Há semanas tento passar por esse estágio. Já tentei de tudo, fiz conta nova, etc…Queria ajuda.

    1. Olá,
      A Apple é sempre mais exigente nos cadastros.
      Me adiciona no skype – pixelaula e conversamos sobre essa situação.

      Abs

  4. Como solicito essa acessoria para vocês, é cobrado algum valor para fazer o processo?

    1. Olá, Andrade

      Desculpa, a demora.
      Podemos combinar uma consultoria para publicação nas principais lojas – Apple, Amazon, Kobo/Cultura, Saraiva.
      Te envio um email para saber sua necesidade

      Abs

  5. Oi tudo bem ? Gostei muito do post, gostaria de convidá-la a
    conhecer nossa plataforma isso pode ajudar muitos autores obrigado.

    Agora você pode comprar e-books ou abaixar grátis mais de 3000 mil
    e-books, autores venha publicar seu livro ou e-book grátis e será vendido no mundo inteiro. site oficial http://www.meusebooks.com

Deixe uma resposta