Tratamento de Imagens – Tom, Saturação e Cores complementares

Cores Complementares, Tom e Saturação e Ajustes Especiais

Olá, amigo(a)

Espero que esta serie de artigos esteja sendo útil para você. E se você está nos acompanhando até aqui, acredito que já colocou em prática alguns dos conceitos e dicas já apresentados nos dois primeiros artigos.

E se você está chegando agora, não deixe de ler os artigos sobre Contraste e Balanceamento de Gris, pois serão úteis para o entendimento deste

 

Conceito

O Photoshop comprova sua versatilidade ao oferecer diferentes formas de realizar tarefas semelhantes.

Um exemplo disso está no Menu Image > Adjustments que exibe mais de uma dúzia de ferramentas para manipulação de cores.

A primeira vista podem parecer distintas, mas giram em torno de dois conceitos fundamentais da cor:

  • Tom, Saturação e Luminosidade
  • Cores Complementares

Ambos são baseados no mesmo circulo de cores. Um padrão utilizado para representar o espectro visível, captado por nossa retina.

A ação dessas ferramentas representa movimentos neste circulo que resultam nas alterações cromáticas das imagens.

Variações de Tom (Cor) são resultados de movimentos realizados no sentido horário ou anti-horário no circulo, já as mudanças de Saturação (Intensidade da cor) ocorrem no sentido da periferia ao centro do círculo.

Alias, no centro do circulo figura o tom neutro, equilíbrio entre os canais de cor, representado pelo cinza – a remoção máxima de saturação.

Para alterações que lidam com Cores Complementares, esses movimentos no circulo cromático ocorrem cruzando toda superfície do circulo, traçando seu diâmetro, de uma ponta até sua outra extremidade.

Assim temos como resultado além da alteração de Tom, uma alteração de temperatura, pois se partimos de tons quentes (amarelo, vermelho, magentas) somos direcionados para valores opostos, ou seja, tons frios (azul, ciano, verde).

Caso deseje mais informações sobre remoção de infiltrações de cor (color cast), leia mais no segundo artigo desta serie – Balanceamento de Gris / Cores.

 

Cores Complementares

Nesta categoria há três ferramentas que merecem destaque:

  • Photo Filter
  • Color Balance
  • Selective Colors

Photo Filter

Este ajuste é o mais simples desta categoria. Ele permite reduzir ou eliminar infiltrações direcionando toda a imagem na direção de uma determinada cor no circulo.

Caso a sua imagem esteja com excesso de tons quentes (laranja / amarelo), é preciso direcionar os tons da imagens na direção contrária, tons frios (azul / ciano), até encontrar o ponto de equilíbrio. Abaixo, foto infiltrada (à esq.) e após aplicação do filtro Cooling (80), a imagem retomou uma aparência mais natural.

 

 

Colo Balance

Por exemplo, para reduzir ou eliminar uma invasão de magenta, basta selecionar um range de atuação na imagem Highlights/Midtones/Shadows (claros/médios/escuros) e mover o slider Magenta/Green para direita.

Movendo as cores da imagem para direção oposta no círculo (Verde), e assim, neutralizando sua tonalidade excessiva de magenta.

 

Selective Color

Ferramenta ideal para isolar áreas coloridas. Após selecionar uma opção de cor no menu pop-up da Selective Colors, é possível controlar a quantidade de ciano, magenta, amarelo e preto, nessa cor escolhida.

Quando removemos ciano de alguma tomalidade, estamos direcionando ou intensificando os tons quentes (vermelhos). Nas remoções de magenta, o tom verde é ressaltado quando selecionado e as remoções de amarelo, ressaltam os tons azuis-violeta.

A Selective Colors também tem sua funcionalidade nas áreas de contraste (luminosidade), quando atua nos canais Whites/Neutrals/Blacks (Brancos/Neutros/Pretos).

Um excelente ferramenta, pois além de atuar em todo range cromático,  também permite ajustes nos tons de branco – cinza – preto. Alternar entre as opções Relative e Absolute muda a intensidade de ação da ferramenta.

 

Luminosidade

Nesta categoria há duas importantes ferramentas:

  • Levels
  • Curves

Levels

Útil para ações que precisem atuar em toda imagem. Faz-se necessário à escolha prévia de um canal de cor, aquele que irá ser removido ou adicionado à imagem, quando queremos eliminar inflitrações.

O uso o slider intermediário apresenta melhores resultados, quando comparado a opção Midtones do Color Balance.

Os três conta-gotas existentes na ferramenta Levels são relacionados as áreas escuras, médias e claras da imagem.

Ideais para o mapeamento de pontos de referência e aplicação de ajustes pré-configurados. Dê um duplo clique em um dos conta-gotas e configure valores percentuais de CMYK para cada área da imagem (claros/médios/escuros).

 

Curves

Curves – a ferramenta mais versátil para ajuste de imagens.

Não se limita em atuar nas áreas claras, médias e escuras, ou nos tons básicos de cor (magenta, amarelo, verde, ciano, roxo, vermelho), pois permite o usuário isolar qualquer range de brilho da imagem.

Toda essa liberdade tem seu preço, Curves é a mais complexa e difícil ferramenta de ajuste.

Tanto Curves como Levels possuem três conta-gotas que auxiliam o tratamento das imagens, em especial, o conta-gotas intermediário. Clicar com esse conta-gotas numa área que seja neutra (cinza), mesmo que esteja aparentemente infiltrada, resulta na remoção imediata da infiltração, devolvendo à imagem suas tonalidades “reais”.

 

Tom e Saturação

Nesta categoria, duas ferramentas atuam individualmente nas cores, isolando e alterando áreas de cor com base nos três parâmetros da imagem:

  • Hue (tom)
  • Saturation (saturação)
  • Lightness (luminosidade)

Essas ferramentas são úteis para uma mudança de cor mais acentuada, em especial, numa área isolada da imagem. Por exemplo, mudar a cor de um objeto ou roupa.

Hue/Saturation

Ferramenta que isola as áreas da imagem com referência em suas cores básicas (vermelho, verde, roxo, amarelo, magenta, ciano).

Para isolar uma área inicie escolhendo uma cor no menu, parte superior da ferramenta. Essa ação cria uma barra cinza entre as duas barras de cor, na parte inferior da ferramenta.

O cinza claro indica os tons que serão mais atingidos pela ferramenta, enquanto os tons de cinza mais escuros representam tons próximos, de transição, que serão parcialmente alterados.

Estes últimos podem ter sua área de ação ampliada ou reduzida pelos sliders verticais. Após ter isolado a área de atuação, utilize os três sliders da ferramenta para corrigir/ajustar as cores da imagem, por sua tonalidade (Hue), intensidade de cor (Saturation) e em relação ao claro e escuro (Lightness).

Acima, Alteração cromática obtida com o uso da opção Colorize, que aplica um tom único sobre a imagem – efeito semelhante ao duotônico.

 

Replace Color

AntesDepois

Replace Color possui os mesmos controles de ajuste encontrados na ferramenta Hue/Saturation, o que difere entre elas é forma de isolar as áreas da imagem.

Enquanto o Hue/Saturation só seleciona áreas com base nas cores básicas, o Replace Color isola áreas com base na combinação da cor, saturação e brilho da imagem, ou seja, é capaz de isolar áreas que a Hue/Saturation não conseguiria distinguir.

Para iniciar uma seleção, clique com o conta-gotas na área que deseja isolar, a seguir utilize a tecla Shift para adicionar outras áreas à seleção. Regule o Grau de Seleção para acertar o acabamento da seleção.

Após ter finalizado a seleção da área, altere os sliders de Hue, Saturation e Lightness semelhante à ferramenta Hue/Saturation.

 

Ajustes Especiais

Esta categoria inclui ferramentas como Channel Mixer, Gradient Map e Match Color. As três possuem características distintas das demais ferramentas do Menu Image > Adjustments

Channel Mixer

Com esta ferramenta é possível adicionar ou remover informações dos canais de cor da imagem, sendo frequentemente usada para criar detalhes em canais com pouca informações.

Defina no campo Canal de Saída,  o canal que irá sofrer as alterações, depois mova os sliders dos canais abaixo adicionando ou removendo informações ao canal escolhido.

Quando a opção Monocromático é habilita possibilita a construção de arquivos “tons de cinza”, mesmo estando ainda em RGB ou CMYK.

Permite um controle muito apurado na distribuição das informações de contraste pela imagem, por isso apresenta melhores resultados que a conversão tradicional para Grayscale. Após configurar sua imagem em tons de cinza pelo Channel Mixer, escolha Image > Mode > Grayscale.

 

Gradient Map

Aplica padrões de gradiente sobre a imagem. Para tal, primeiramente converta a imagem para tons de cinza (opcional), e em seguida utilize as cores do gradiente para formar sua imagem. Essa ferramenta normalmente apresenta um problema de perda de contraste na imagem, acentuado pela escolha das cores do gradiente.

Para evitar isso, aplique a ferramenta como uma camada de ajuste e altere o modo de mistura para Color, assim você estará preservando a luminosidade (contraste) da imagem.

 

Match Color

Possibilita aproximar a tonalidade entre imagens (ambientação). Ideal para fotos tiradas em sequência, mas com diferenças na iluminação.

Para ajustar partes especificas da imagem, faça previamente uma seleção na área. É preciso que ambas as imagens estejam abertas no Photoshop. Com a imagem que pretende ajustar selecionada, escolha Menu > Image > adjustments > Match Color e no campo Source (origem), escolha a imagem que será referência para ao ajuste.

COMPARTILHAR:
, , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta