Educação Aberta na Uema

Educação Aberta

Educação Aberta. Esse foi o tema do III Encontro de Educação à Distância realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) nos últimos dias 08 e 09 de Agosto. O objetivo principal do evento foi socializar experiências que contribuíssem para a melhoria das ações educacionais e abrissem um canal de discussão para a compreensão da educação aberta e seus recursos.

O Encontro reuniu uma série de atividades, como palestras, mesas redondas e minicursos com renomados profissionais da área, entre eles: Alexandra Okada (OUUK – Reino Unido); Cristine Barreto (CEDERJ); Claudia Machado (UMINHO – Portugal); Maysa Brum (UCDB); Patrícia Rodrigues (UCDB); Felipe Santos (dualpixel); Amanda Madureira (Uniceuma); Marcos Formiga (CNPq/UNB); entre outros.

A palestra principal do evento denominada “Educação Aberta” foi ministrada pelo Professor Marcos Formiga que fez um breve histórico sobre a educação no Brasil e citou características da educação aberta como motivação, curiosidade e carreira profissional do aprendiz; flexibilidade de tempo e lugar; compartilhamento e difusão do conhecimento; comunicação e tecnologia para aprendizagem (TICs).

Além disso, tiveram duas mesas redondas. A primeira com o tema “Aprendizagem Aberta” e a segunda com o tema “Tecnologias para a Educação Aberta”. Entre os minicursos, o primeiro foi ministrado pelo instrutor Felipe Santos, idealizador e coordenador da dualpixel, sobre publicações digitais interativas para tablets com Adobe Indesign.

Segundo o Coordenador Geral do Uemanet – setor responsável pela Educação à Distância da Uema -, Antônio Serra, a ideia de Educação Aberta consiste em dar acesso livre aos diversos materiais didáticos web como videoaulas, módulos ou cursos inteiros, pesquisas, artigos científicos, livros e muitos outros, preservando apenas o direito de atribuição do autor.

Serra afirma que o evento aconteceu em um momento importante para a Universidade, já que ela é pioneira na Educação à Distância no Maranhão. “O Encontro foi um momento de socialização com o intuito de discutir o que há de inovação para a Educação a Distância e a Educação Aberta é um tema no auge das discussões atualmente”, finaliza ele.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta