iBooks Author adiciona suporte para ePub 3

iBooks Author 2.3 adiciona suporte para ePub 3

Há quase cinco anos, trabalho com produção e treinamento sobre o formato ePUB. Portanto, costumo acompanhar de perto o desenvolvimento do mercado de eBooks. Por isso, fiquei entusiasmado ao saber do novo recurso do iBooks Author, que permite a criação de eBooks compatíveis com ePUB 3. Isso significa que os autores podem – do início ao fim – criar livros com maior controle no layout, incluindo imagens, galerias, vídeos, e publicá-los no padrão ePub 3,

O painel template, do iBooks Author, exibe dois tipos de projetos. O nativo do programa – iBooks (Landscape ou Portrait) e uma nova opção – ePUB.

ibooks-author-epub3

O ePub 3 é um formato aberto desenvolvido pela IDPF, e não sendo propriedade da Apple. Você, também , não precisa distribuir (vender) o seu livro em formato ePUB 3 pela iBooks Store. Diferente dos projetos que utilizam o formato .ibooks.

Combine esse recurso com a já disponível importação do formato ePUB para o iBooks Author, e você pode usá-lo, essencialmente, para qualquer parte do processo de ePub. Você pode editar o ePub em outros aplicativos e trazê-lo de volta para iBooks Author. Você pode começar no InDesign, exportá-lo, e em seguida, trazê-lo para o iBooks Author para adicionar um item interativo. Seja qual for o seu fluxo de trabalho, o iBooks Author agora está bem mais flexível.

A Apple oferece uma ferramenta gratuita para ajudar qualquer pessoa a criar ebooks, mesmo sem nenhum conhecimento de HTML, CSS ou JS.

 Claro, há limites

Para construir um livro compatível com formato ePub, o primeiro passo é escolher um modelo ePub, como demonstrado na imagem anterior. Tenha em mente que nem todos os recursos do iBooks Author estão disponíveis nesse modelo. Veja na imagem abaixo o comparativo.

 ibooks-author-epub3-2

Mas isso é ainda um passo incrivelmente alto para um editor de eBooks WYSIWYG: você pode adicionar imagens, slideshow, vídeo, fontes personalizadas, cabeçalhos, tabelas e conteúdo em HTML.

 Suporte ao iPhone

Outra melhoria, também, relacionada ao iBooks Author, está no supotre do leitor iBooks, a partir do iOS 8.4, aos arquivos produzidos pelo Author.  Antes arquivos no formato .iBooks eram limitados ao iPad e Mac, o que tornava audiência de quem optava por esse formato bem restrita.

 Conclusão

Em minha experiência no mercado encontrei poucos lugares utilizando o iBooks Author. Primeiro pela restrição da distribuição apenas no ambiente Apple, e segundo pela restrição do hardware – só funciona na plataforma Mac. Após essa atualização acredito que, ao menos, a primeira restrição será amenizada.

COMPARTILHAR:
, , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

6 comments

  1. Olá Felipe tudo bem?
    Ótimo artigo. Apenas uma dúvida: ao criar um arquivo formato EPUB, exportei tudo certinho. Ao abrir no Ibook, só consigo aumentar ou diminuir o tamanho da letra, não tem a opção de mudar a cor da tela (para ler a noite por exemplo, utilizo o background black).

    Tem alguma função que preciso habilitar pra isso ou ainda existe essa limitação?

    Obrigado!

  2. Olá, João
    Você diz ao abrir no leitor iBooks ou no aplicativo iBooks Author

    Essa função está disponível em alguns leitores de ePUB, como o iBooks. Mas se o seu ePUB é de Layout Fixo não terá acesso a esses recursos

    Abs

  3. Olá Felipe, digo no leitor de e-book, no caso Ibook.
    Na hora de montar ele, escolhi a opção epub no Ibook Author. Não vi o opção de layout fixo ou “flexível”. Consigo reverter isso? Já vasculhei tudo :/

    Obrigado desde já.

  4. Oi,
    É assim mesmo. Todo ePUB que passa pelo Author sai como layout fixo. Esses recursos são para ePUB padrão (fluído). Essa variação do fixo mantém a diagramação, fundos, etc. Por isso, não há esse tipo de ajuste, Faz sentido!

    Abs

  5. Poxa que pena. Já fiz pelo Sigil porém quando subo para plataformas online dá erro.

    Bom, pelo menos o epub fica lindo no Ibook Author.
    Obrigado por esclarecer minhas dúvidas.
    Abs,

  6. Precisa validar antes de distribuir – validator.idpf.org

    Vou fazer um serie de artigos sobre ePUB – produção, visualização e distribuição. O tema ainda gera muitas dúvidas

    Abs

Deixe uma resposta