InDesign CC 2014 para ePUB 3 – Uma nova etapa se inicia

InDesign CC 2014 para ePUB 3 – Uma nova etapa se inicia

A palavra de ordem desta atualização do InDesign é sem dúvida o formato ePUB. São várias as novidades e melhorias que vão desde recursos para exportação em ePUB 3 até a inclusão de um novo formato – ePUB de Layout Fixo.
Sem dúvida essa atualização é um divisor de águas na produção de eBooks na qual já é possível obter um ePUB pronto diretamente da exportação do InDesign (projetos mais simples, claro!). Conheça mais destes novos recursos agora.

ePUB 3 de Layout Fixo

Fortemente associado a plataforma Apple a variação do formato ePUB em layout fixo atualmente tem o suporte do IDPF (consórcio responsável pelo desenvolvimento do formato ePUB). A versão ePUB 3 de Layout Fixo produzido pelo InDesign irá funcionar bem nos leitores da Apple – iBooks (em especial na versão desktop – leia mais no box “Restrições do iOS”), no Kobo para iOS / Android e Google Play. Veja a comparação entre uma página do InDesign e o resultado da exportação em Layout Fixo.

indesignCC2014-layoutfixo-1

indesignCC2014-layoutfixo-2

A estrutura

O segredo para manter o posicionamento de cada elemento da página está na marcação individual via tags do HTML. Todos os elementos possuem um controle fixo de tamanho e posição aplicados pela folha de estilo CSS. Até elementos da página-mestra são mantidos na exportação. Os textos são preservados e pesquisáveis como de praxe no formato Layout Fixo.

indesigncc2014-css
Marcações em CSS com posicionamento e tamanhos fixos garantem a manutenção do layout no formato ePUB.

Boas práticas

Com base no entendimento de como o arquivo do indesign é exportado algumas considerações são importantes. Como o controle é aplicado a cada palavra do texto é de fundamental importância que a fonte utilizada seja incorporada ao ePUB, caso contrário variações na largura da palavra serão exibidas causando um espaçamento indesejado na massa de texto. Outro recurso que deve ser evitado e explica melhor tal preocupação é a alteração da largura ou altura do texto pelo comando Scale do painel Character, por exemplo.
Essas alterações não são preservadas na exportação para Layout Fixo e irão causar um espaçamento ou sobreposição entre as palavras devido ao controle fixo do tamanho e posição de cada palavra. Veja um exemplo.

indesignCC2014-layoutfixo-4
Título no InDesign com alteração de largura e altura no texto.

indesignCC2014-layoutfixo-3
O resultado no ePUB de Layout Fixo ignora completamente a alteração do tamanho da fonte.

Interatividade e transparências

Nesse campo ainda temos que avançar. Alguns recursos que funcionam na exportação para ePUB 3 de layout fluido não tem suporte no layout fixo. Referência cruzada, índice e hyperlink aplicado em texto não funcionam. Apenas hyperlink aplicado em objeto para URL externa é reconhecido.
Outro ponto de atenção são layouts mais elaborados com uso de transparências e modos de mistura entre os objetos. Melhores resultados são obtidos quando esses elementos são “rasterizados” antes da exportação. Para realizar essa tarefa use o comando Object Export Options do menu Object.

indesigncc2014-objectexort
Detalhe do controle de largura e altura aplicado via painel Opções de Exportação do Objeto. Agora podemos definir o comportamento dos objetos direto pelo InDesign

video-ibooks

video-kobo

Em relação aos recursos de áudio e vídeo a exportação para Layout Fixo apresentou bons resultados exportando junto com layout arquivos .mp3 (áudio) e .mp4 (vídeo) direto do InDesign para o formato ePUB. Acima recurso de vídeo visualizado pelo iBooks (iOS) e Kobo (iOS e Android).

Restrições do iOS

Recursos interativos e animações produzidas no Adobe Edge funcionam bem no formato Layout Fixo quando visualizadas no iBooks para desktop e Readium (extensão para Chrome) contudo há um conflito com iOS 7 que impede que esse recurso funcione nos dispositivos mobile da Apple.
A Apple tem o costume de controlar toda a experiência do usuário, por exemplo em relação aos recursos multimídia há uma forte restrição no uso do comando auto play. Atualmente não é possível executar automaticamente nem áudio nem vídeo em iPads e iPhones, via iBooks ou Safari.
Vamos aguardar o iOS 8 e as novas atualizações do InDesign para saber se algo neste cenário muda. De preferência para melhor!

Exportação

Os comandos de exportação para Layout Fixo são bem semelhantes aos utilizados na produção do ePUB de Layout Fluido. Seguem alguns comentários:

indesigncc2014-exportLayout
A opção de Layout Fixo é destinada apenas para ePUB 3. Na aba General podemos controlar como será a aparência da publicação – Convert Spread to Landscape (página duplas) ou Disable Spreads (páginas simples).

indesigncc2014-exportCSS
Uma característica interessante é que a folha de estilo CSS é obrigatória. Pois para controle da posição do layout o arquivo CSS é fundamental, contudo a opção de incluir um arquivo adicional de CSS continua presente.

As demais opções são semelhantes a exportação do Layout Fluido que é descrito no próximo tópico.

ePUB 3 de Layout Fluido

Não só de Layout Fixo é feito o mercado de livros digitais. Saiba o que melhorou na exportação para o formato ePUB tradicional, em especial na produção das folhas de estilo CSS.

  • • Propriedades de fios e alinhamento vertical das células são preservados no CSS
  • • InDesign mantém os estilos de objetos aplicados numa class. Em versões anteriores as propriedades de fio e preenchimento eram exportadas com classes genéricas
  • • Melhor suporte a formatação da tag table
  • • Controle individual de objetos na página pelos atributos de Width e Hieght no painel Object Export Options.

 

indesigncc2014-objectexort

Novo painel de exportação

Entre todas as novidades desta versão certamente aquela mais visível aos usuários já acostumados a usarem o comando de exportação para ePUB é a total reformulação dos painéis de exportação. A nova distribuição está mais organizada dividindo os painéis pelo conteúdo do ePUB, além de trazer novas opções. Vamos entender as novidades.

indesigncc2014-reflowgeneral
GENERAL
Esta aba ficou responsável pela estrutura do ePUB. Aqui podemos escolher a versão do ePUB; Capa; Sumário; Navegação e divisão em tópicos e capítulos. Tais informações estavam espalhadas em dois painéis diferentes nas versões anteriores.

indesigncc2014-reflowtext
TEXT
Painel reúne ações relacionadas ao controle do texto como quebras; notas de rodapé e listas. Essas opções funcionam igual a versão anterior – CC.

indesigncc2014-reflowobject
OBJECT
O painel Images mudou de nome e de função! Agora chama-se Object e atua no controle de imagens e objetos na página. Por exemplo, podemos exportar objetos diretamente do indesign com cantos arredondados!!
O visual do painel ficou mais claro e a área de CSS expressa bem o controle dos objetos ancorados no tamanho e alinhamento.

indesigncc2014-reflowsetting
CONVERSION SETTING
Painel relacionado ao controle da qualidade e otimização das imagens exportadas para o formato ePUB. Mantém as mesmas opções já encontradas em versões anteriores do InDesign.

indesigncc2014-reflowCSS
CSS
Novo painel CSS responsável pela produção da folha de estilo agora controla, também, a aplicação de margens no ePUB. Infelizmente ainda em pixels. O uso de CSS adicional continua valendo. Tudo igual.

indesigncc2014-reflowjavascript
JAVASCRIPT
Por aqui sem alterações.

indesigncc2014-reflowmetadata
METADATA
A principal mudança do comando de exportação está relacionada aos metadados. Nesta versão podemos exportar um ePUB contendo os principais campos de metadados já preenchidos. Evitando muitas vezes edições pós-exportação e erros de validação.

indesigncc2014-reflowview
VIEWING APPS
Prático painel que ajuda a controlar qual leitor irá visualizar o ePUB após exportação.

Atualidades

Sim! O mercado de eBooks está em constante mudança e recentemente tivemos duas novidades importantes.
A primeira diz respeito a atualização do Adobe Digital Editions (ADE) para a versão 4 com suporte ao ePUB 3. Essa atualização é esperada há um bom tempo pelo mercado pois permite que vários eReaders e apps de leitura do formato ePUB que utilizam como “motor de leitura” a estrutura Adobe possam oferecer suporte a versão ePUB 3. Finalmente.
Mas devemos aguardar um pouco mais, pois a atualização está em pré-release. Interessados em participar da versão beta devem enviar um email para ebooks@adobe.com.
Outra novidade recente trata da nova versão do ePUB. O IDPF aprovou a versão 3.0.1 que reúne ajustes e correções da versão 3.0. Conheça a lista completa neste link.

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta