InDesign CC 2015.2 – Novidades da Adobe MAX

A última atualização de 2015 do InDesign foi anunciada durante a Adobe MAX, sendo as principais novidades relacionadas ao Publish Online e CC Library, confira os detalhes da versão CC2015.2.

Publish Online

Exportar arquivos de InDesign em formato web suportando os principais recursos interativos são os diferenciais do Publish Online. Um recente recurso do programa que vem recebendo melhorias continuas. Leia neste artigo as funções aplicadas na versão anterior CC2015.1. Neste release (2015.2) há novos recursos:

Atualização de documentos já exportados

Layer 0

Quando escolhida essa opção uma lista dos documentos já exportados é exibida no painel. É possível editar o título e descrição do documento.

Novas opções de visualização e compartilhamento

menu-publishonline2

Quando acessado via mobile browsers são exibidas setas para facilitar a navegação no documento. As opções do painel agora incluem (A) Miniaturas; (B) Zoom in; (C) Zoom out; (D) Full Screen; (E) Compartilhamento; (F) Embutir no site; (G) Download PDF; (H) Desabilitar o áudio e Reportar abuso.

Versão em PDF

download-pdf

Ao baixar a versão PDF do documento é possível realizar busca e copia do texto dentro do arquivo, além do acesso off-line. As funções de busca e cópia de texto, por exemplo, não estão disponíveis na versão online.

Analytics

O painel Analytics pode ser acessado pelo menu File > Web Dashboard…Ao escolher esse comando você será redirecionado para uma página web contento todos os documentos publicados (aba Publications) e ao lado, o novo recurso Analytics.

Clique em Overview para ter acesso aos dados de todas as publicações, com números absolutos sobre visualizações, visitantes, tempo médio e total gasto nas publicações.

Em breve, os mesmos dados serão disponibilizados de forma individual, por publicação. Por enquanto, apenas os dados de visualização e leitores estão disponíveis pela aba Document Trends.

CC Library

Sem dúvida, outro recurso em evolução constante é o painel CC Library. A versão anterior 2015.1 trouxe boas novidades, saiba mais aqui. Agora, fique atualizado com essa produtiva ferramenta que permite a integração entre os aplicativos Adobe.

Adicionando grupos para um CC Library

A tediosa tarefa de adicionar cores e estilos individualmente a Libraries acabou. A partir desta versão é possível incluir grupos de cores e estilos (caractere e parágrafo). Contudo não há grupos no painel Libray, os estilos/cores são adicionados como itens individuais.

Adicionando múltiplos itens a partir de um CC Library

Background

O movimento oposto também é possível a partir desta versão (2015.2). Ao selecionar múltiplos itens, como: cores, estilos de parágrafo, imagens, utilize o menu contextual (clique + botão direito), para acessar as opções de importação conforme o item a ser inserido.

Pesquisa

Outra função muito bem-vinda é o recurso de busca dentro das libraries, o que facilita a localização de um item mais específico. É possível realizar buscas em todas as Libraries, por exemplo.

Color Themes

O recurso Color Themes foi adicionado ao InDesign na versão CC2014.1 – leia mais aqui, em substituição ao recurso Adobe Kuler. Toda estrutura foi reformulada com o nome Adobe Color e inclui um hotsite, a ferramenta Color Themes e um Aplicativo Mobile – Capture CC.

A novidade fica pela opção de incluir o conjunto de cores do Color Themes diretamente para um CC Library e o novo painel Adobe Color Themes, (Window > Color > Adobe Color Themes), que permite fácil acesso as mesmas funções do hotsite.

Start Screen

startscreen

A antiga Welcome Screen foi substituída por um painel mais produtivo – Start Sreen. Além dos documentos recentes, o painel permite acesso aos Libraries, Presets de documentos e material de estudos. É possível desabilitar a novidade via painel Preferences > General. Desmarque a opção “Show Start Workspace”.

Outras novidades

Touch Workspace

A versão 2015.2 para Windows vem compatível com os principais dispositivos touchscreen da Microsoft. A partir de um tablet ou computador Windows, inicie o InDesign, e clique na opção Touch ao lado do botão Publish Online. O workspace Touch inclui apenas as principais ferramentas e painéis do programa, e permite o melhor uso dos comandos, com uso dos dedos ou com uma caneta Stylus, por exemplo. A usabilidade é semelhante ao app Adobe Comp, saiba mais neste vídeo.

COMPARTILHAR:
, , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta