InDesign CC 2018 – Em sua versão mais Crossmedia

InDesign CC 2018 é sem dúvida a atualização mais democrática, desde, pelo menos, o CS6. Em sua versão mais crossmedia (impresso e digital), o InDesign CC 2018, traz um misto de novidades (algumas já solicitadas há anos!) e aprimoramentos para sua legião de usuários.

A partir do Creative Cloud recebemos muitas melhorias para exportação do ePUB 3, inclusão das interatividades no ePUB FXL (layout fixo), Publish Online, entre outros recursos. Saiba mais sobre a evolução do Adobe InDesign.

Mas, como disse, no InDesign CC 2018 percebo que os engenheiros da Adobe equilibraram melhor o pacote de novidades. Então, vamos a elas!

  1. Bordas e sombreamento de parágrafos
  2. Filtro de fontes pelo estilo e semelhantes
  3. Endnotes – Finalmente
  4. Tamanho e posição via estilos de objeto
  5. CC Library com suporte a textos
  6. Acessibilidade para PDF
  7. Exportação para HTML e ePUB
Resumo das prinicpais novidades e aprimoramentos do InDesign CC 2018 (fonte Adobe)

Bordas e sombreamento de parágrafos

Primeiro veio o sombreamento e nesta versão as bordas. Com a combinação desses dois comandos é possível criar vinhetas, olhos e destacar qualquer parágrafo da matéria, sem precisar criar uma nova caixa de texto.

Exemplos de formatação mesclando bordas e sombreamento. Tudo com apenas estilos de parágrafo!

 

Atenção

Nesta versão fica difícil aplicar bordas através de vários parágrafos, sendo bem trabalhoso. Acredito que numa próxima versão podemos encontrar um checkbox no painel para “Aplicar bordas através de múltiplos parágrafos”.

Aula Bônus

Assista, nesta aula em vídeo, como resolver a limitação do uso das bordas em vários parágrafos seguidos, com uso de scripts (sempre eles para nos salvar 😊).

 

Filtro de fontes pelo estilo e semelhantes

Um recurso solicitado há um bom tempo é a exibição das fontes separadas por categoria – serifada, decorativa, manuscrita, entre outras.

Quantas fontes você tem instaladas no mac/pc? E escolher uma fonte apenas pela família, significa passar eternos minutos clicando na seta pra baixo do teclado…

Não é à toa que todo site de fontes permite aplicar filtros com base nas principais classificações para as fontes.

Finalmente, temos esse poder dentro do InDesign. Com 8 tipos de estilos podemos segmentar nossa procura pela fonte perfeita, divididas em:

  • Serif
  • Slab Serif
  • Sans Serif
  • Script
  • Blackletter
  • Monoscpace
  • Handwritten
  • Decorative

Há também outra nova opção – Exibir fontes semelhantes, que filtra com base na fonte selecionada. Esse recurso soma-se as opções de exibir favoritas e Typekit.

 

Endnotes – Finalmente

A partir desta versão você não precisa mais de plug-ins e scripts para aplicar endnotes no InDesign. Praticamente, desde a versão 1.0 do software esse recurso já era solicitado.

Através do painel Endnote aplique as notas de forma bem semelhante as notas de rodapé. Escolha se as endnotes ficarão no fim do documento ou matéria, bem como ajustes de numeração, estilos, entre outros.

Clique duas vezes no ícone (destaque na imagem acima), da caixa de texto criada para os endnotes para acessar o painel de controle

Importação do Word

Importe diretamente para o InDesign as endnotes do Word. Na próxima vez que for importar um texto para o InDesign clique na opção Show Import Options, do painel de Importação (Cmd/Ctrl + D).

 

Tamanho e posição via estilos de objeto

Outro recurso para aumentar a sua produtividade e automação nos projetos. Controle o tamanho e posição de imagens e caixas de texto através de estilos de objeto.

No item tamanho pode-se controlar a largura, altura ou ambos. E na posição os eixos X ou Y, de forma separada ou juntos.

 

CC Library com suporte a textos

Mais produtividade! Inclua caixas de texto e matérias completas como assets no CC library. Toda formatação e estilos são mantidos permitindo a edição e sincronização do texto entre diferentes usuários.

Há três formas de inserir o texto a partir do CC Library:

  • Place Linked – mantém o vínculo com a Library para atualização do conteúdo e formatação
  • Place Copy – mantém a formatação do texto, mas sem vínculo
  • Place without Styles – como indica o nome, importar uma cópia sem formatação e vínculo

Com fluxo semelhante ao InCopy, esse novo recurso do CC Library facilita o trabalho em equipes, sem a necessidade de softwares adicionais.

Texto real entre Illustrator e InDesign

Se você já tentou copiar e colar um texto entre Ai e Indd sabe bem a decepção em não poder editar o texto no InDesign. Para utilizar a nova integração de texto entre Illustrator e InDesign, primeiro tenha ambos na versão CC2018. As propriedades aplicadas no texto que sejam comuns a ambos serão preservados.

Lembre-se, a integração funciona nos dois sentidos, Illustrator para InDesign e vice versa.

 

Aula Bônus

Assista, nesta aula em vídeo, como utilizar esse novo recurso do CC Library e todas as possibilidades para edição e atualização do texto entre Illustrator e InDesign

 

Acessibilidade para PDF

Ótimas notícias para quem exporta PDF. A marcação aplicada aos objetos do InDesign foi totalmente reformulada e agora inclui muito mais elementos. Conheça as principais mudanças:

  • Alt-text para objetos – antes havia suporte apenas para imagens.
  • Marcação automática das notas de rodapé
  • Marcação automática de objetos ancorados
  • Identificação dos objetos na página mestre
  • Suporte a listas
  • Legendas, quando aplicadas com Live Captions
  • Sumário, quando aplicado pelo menu Layout > Sumário

Não se esqueça de marcar Create Tagged PDF (destaque na figura) para que a marcações citadas nas listagem acima sejam aplicadas nos objetos do documento.

Exportação para HTML e ePUB

Uma nova opção no painel de exportação para HTML procura amenizar uma reclamação constante deste recurso. O excesso de atributos (classes e ID’s) aplicados no HTML exportado.

Com CC 2018, comece a repensar seu fluxo de produção incluindo o conteúdo do InDesign em HTML, apenas com a marcação da tag. Um código limpo pronto para ser formatado.

Confira nas imagens abaixo o comparativo entre o resultado com e sem incluir as classes no HTML

Exportação mantendo as Classes no HTML e a formatação do InDesign (clique para ampliar)
Exportação sem incluir as Classes no HTML. Extraindo apenas o conteúdo do InDesign marcado com as tags do HTML (clique para ampliar)

Mais opções no EPUB 3

Para o formato ePUB podemos fazer ainda mais, além de remover as classes e ID’s do HTML (figura acima) é possível gerar o ePUB sem o arquivo CSS, mas mantendo toda marcação das classes no HTML (figura abaixo). Ideal para utilizar uma folha de estilo externa, já previamente formatada, assim aproveitamos apenas o conteúdo do InDesign.

Conheça 20 recursos do InDesign para exportação no formato ePUB

 


A Adobe que te ouvir

Acesse o menu Help > Submit Bug/Feature request… E acompanhe, solicite e cobre por recursos que atendam melhor seus projetos e necessidades de produção.

Saiba mais no site indesign.uservoice.com

Um dos recursos com mais votos é para não aplicar valores de espaço entre parágrafos com o mesmo estilo. Até o Word já permite ess recurso.


Compartilhar é ajudar!

Mostre para uma pessoa querida que você se importa com ela.
Compartilhe essas dicas!

Share on Facebook
Share on Facebook
Share on Google+
Share on LinkedIn


Na Dualpixel você encontra o mais completo conjunto de cursos sobre o Adobe InDesign.

São 8 treinamentos, na modalidade individual, via Skype. Temas específicos, com dicas mostradas passo a passo para otimizar sua rotina de trabalho e ampliar o portfolio de serviços.

Saiba como funciona:

  • Treinamento online, ao vivo, via Skype.
  • Cada curso possui a carga horária de 6 horas, dividas em 3 aulas.
  • Dias e horários à combinar (manhã – tarde – noite), de Segunda a Domingo.
  • Baixe a versão de teste do InDesign CC.
  • Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas para o aluno, com acesso vitalício.

Acesse a página dos cursos individuais e escolha o conteúdo que melhor atende a sua necessidade de capacitação.

Bons estudos!! 


 

COMPARTILHAR:
, , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

2 comments

  1. Olá, Felipe. Legal o post sobre as novidades, algumas eu já tinha fuçado.
    Uma coisa que eu e mais algumas pessoas que trabalham comigo notamos é um bug ao selecionar o texto. Dando o Ctrl+a em arquivos com muitas páginas (500…) o Indesign trava por uns bons minutos, isso não ocorria no CS6 ou nas primeiras do CC. Usamos PC com Win10 e pode ser uma incompatibilidade, mesmo assim gostaria de saber se você teve esse problema, não achei fóruns sobre. Como trabalhamos com livros muito grande e temos que exportar em RTF para os autores isso atrapalha bastante.

    1. Olá, Guilherme

      Por vezes melhora alguns itens e outros nem tanto. Já tem uma atualização do CC disponível – 13.0.1
      Uso o site indesign.uservoice.com para buscar outros usuários com esse problema. Por não usar o InDesign com arquivos tão longos ainda não havia reparado nessa instabilidade. E olha que a performance foi um item aprimorado nesta versão

      Abs

Deixe uma resposta