InDesign para Publicações Digitais

indesign para publicações digitais

 O tema deste artigo trata sobre as possibilidades de Publicações Digitais Interativas para tablets, smartphones e desktop. Leia a seguir um comparativo entre as principais soluções para produção de conteúdo interativo a partir do InDesign.

Faço esta lista de plug-ins para o InDesign para mostrar ao mercado, empresas e profissionais que a produção de conteúdo digital deve ir além dos PDF estáticos que repetem, na integra, a versão impressa da publicação.

>>>> Acesse a versão atualizada do artigo PUBLICAÇÕES DIGITAIS INTERATIVAS COM INDESIGN PARA APLICATIVOS

E que é possível integrar a produção impressa à publicação digital interativa, através de soluções baseadas em ferramentas largamente utilizadas pelo mercado gráfico e editorial, como Adobe InDesign. Veja a lista abaixo:

eDocker

A plataforma eDocker Tablet Publisher® permite a criação de publicações para desktop – Mac / Win e tablets iPad. Suporta poucos recursos interativos e o ambiente offline funciona apenas no conteúdo estático da publicação. Recursos como vídeo e HTML precisam de conexão do usuário para funcionar. Apresenta funcionalidade semelhante a um WebApp

App Studio

App Studio é a nova marca da PressRun. Empresa que foi adquirida pela QuarkXpress para completar seu fluxo de produção interativa para tablets. Suporta arquivos em InDesign, Quark e HTML5. Contudo o suporte pleno  ocorre apenas a partir do conteúdo gerado via Quark, claro. Possui recursos interativos bem variados. Todos produzidos em HTML5 através dos plug-ins instalados tanto no InDesign, quanto no Quark. O modelo de negócio privilegia a plataforma Quark, com melhores condições e planos. Veja a tabela completa no site

Mag+

Mag+ produz conteúdo interativo com arquivos de InDesign a partir de um intrigado conjunto de templates e camadas para produzir layouts com interatividade e dupla orientação. A inclusão dos recursos interativos é compartilhada pelo plug-in instalado no InDesign e pelo Feature Builder portal online que produz elementos interativos em HTML5.

Mag+ apresenta um modelo de negócio mais restritivo que os demais players, voltado para cada plataforma. O que significa que os valores pagos são para 1 device – tablet ou smartphone. Precisando publicar em duas ou mais plataformas irá gerar um investimento maior. Seus principais concorrentes – App Studio e Adobe Digital Publishing Suite permitem a publicação em várias plataformas pelo mesmo custo.

Aquafadas

Aquafadas foi recentemente comprada pelo grupo Kobo, que se instalou no Brasil em parceria com a livraria Cultura. Aquafadas era a solução utilizada pela QuarkXpress para publicação em tablets, que devido a essa mudança passou a utilizar os serviços da App Studio. Após a compra pela Kobo, a solução da Aquafadas foi remodelada e hoje apresenta uma combinação de recursos com pulg-ins para o InDesign CS5 ou superior, apesar de continuar a oferecer suporte a arquivos do Quark.

A flexibilidade dos recursos do sistema Aquafadas chama a atenção, seu modelo de negócio é modular, ou seja, permite acesso a diferentes recursos interativos e plataformas de publicação de maneira segmentada, o que melhora o custo final do projeto. Em relação aos recursos interativos, há um pacote com funções mais usuais – video, audio, slideshow, scrollable, entre outros. Contudo é possível adquirir novos e interessantes recursos na forma de scripts para aplicar jogos, animações e até Sudoku na página. Quanto a distribuição a plataforma oferece boas opções a partir do mesmo arquivo de inDesign, sendo possível publicar para App, ePUB3 e Web. Muito produtivo.

Adobe Digital Publishing Suite – DPS

Pioneira na solução de publicação digital para tablets, a partir do InDesign, a solução da Adobe apresenta total integração com o software de editoração. A aplicação dos recursos interativos ocorre de forma integrada e transparente ao layout. Atualmente existem 3 categorias de DPS – Single, Professional e Enterprise Edition – saiba as diferenças entre elas neste link . O modelo de negócio da Adobe, contudo, visa médias e grandes empresas pela capacidade de produção das contas Professional e Enterprise. Ambas permitem a produção ilimitada de aplicativos e edições (folios). A plataforma DPS suporta arquivos de InDesign CS5, ou superior, e HTML5 para plataformas Apple, Android e Amazon.

Dualpixel Edition

A dualpixel utiliza a plataforma Digital Publishing Suite – Professional para produzir e publicar aplicativos, a partir do conteúdo em InDesign e HTML5. Através dos serviços da dualpixel você tem a possibilidade de distribuir sua publicação nas app stores de forma fácil e por um custo acessível – visite nossa página de aplicativos . Com a dualpixel você se preocupa apenas em produzir sua publicação interativa. Todas as etapas de cadastro nas app stores, produção e publicação fica a cargo da dualpixel.


Acompanhe na tabela abaixo um comparativo entre as principais plataformas de produção. (Clique na imagem para ampliar)

Plataformas de Publicações Digitais com Adobe InDesign

 


Quem acompanha a dualpixel pelas redes socais – facebook , twitter , linkedin ou pelo pixelblog tem lido nossos artigos com temas relacionados a produção de conteúdo para distribuição multi plataforma – desktop e mobile. Praticamente todo mercado editorial, entre outros setores, estão envolvidos nessa transição, em especial, a área educacional. A respeito das recentes mudanças no setor educacional saiba mais nesta serie de artigos do pixelblog – as experiências dos professores nas escolas, os incentivos do Governo, as mudanças nos padrões de ensino. Venho pesquisando e testando algumas soluções sobre a integração das mídias, mercados, ferramentas e profissionais. Enfim, como adaptar a produção editorial impressa a ferramentas que incluam interatividade, aliada a flexibilidade de publicar em diferentes plataformas – tablets, desktop, smartphones.

A resposta inicial a esse dilema já foi comentada no artigo – Livros didáticos digitais. Presente ou futuro? Trata-se do formato HTML5. Apesar dos benefícios do HTML5 para produção de conteúdo online, as editoras e demais empresas não possuem ferramentas e, especialmente, mão-de-obra adaptada para esse tipo de produção. A solução é encontrar um caminho alternativo, em especial combinando ferramentas já conhecidas como Adobe InDesign.

Neste segmento a dualpixel, mais uma vez, sai na frente em oferecer treinamento em softwares para produção de conteúdo e interatividade em HTML5, sem edição de código. Tornando o ambiente de produção mais agradável aos designers. Conheça os 3 novos cursos da dualpixel

1. Edge Animate é uma das mais recentes ferramentas da Adobe para produção de animação e conteúdo interativo compatível com os principais padrões do mercado – HTML5, CSS3, javascript, webfonts. Através de uma interface intuitiva e ferramentas otimizadas para produção de layouts responsivos, você irá aprender a criar composições para diferentes mídias – desktop, tablet e smartphone. Além de um conjunto de efeitos para impactar suas criações.

2. Crie sites e publicações digitais tão facilmente quanto você cria layouts para impressão. Com o Adobe Muse , você pode criar e publicar conteúdo em HTML sem escrever nenhuma linha de código. Através de uma interface e ferramentas semelhantes a dos outros softwares Adobe – InDesign, Photoshop e Illustrator -, você será capacitado, neste webinar, a planejar, produzir e publicar sites de acordo com os padrões web mais recentes – HTML5, CSS3 e jquery.

3. Neste webinar especial aprenda a dominar as técnicas de produção responsiva de sites pelo Adobe Muse . Com o avanço dos dispositivos mobiles acessando a internet, cada vez mais torna-se necessário adaptar a visualização do conteúdo web para celulares e tablets. Com Muse você não precisa se preocupar com media queries, view port e outros termos técnicos. Adicione uma versão para esses dispositivos mobile com facilidade e compartilhe elementos gráficos, estilos e imagens entre os layouts. A partir do conteúdo produzido pelo Muse, no layout para tablet, aprenda a criar um WebApp para iPad.

 Desde 2011, ministro treinamentos e consultoria sobre a plataforma Adobe Digital Publishing Suite, sendo ACI – Adobe Certified Instructor para a plataforma Adobe. Contudo o mercado é dinâmico e necessita de soluções cada vez mais flexíveis e abrangentes, por isso a partir de junho será incluso no portfolio de cursos da dualpixel, treinamento e consultoria, para plataforma Aquafadas. Entre os destaques dessa plataforma está a produção de single app para Android e utilização de login/senha para controle de acesso ao conteúdo.

Com a dualpixel você poderá escolher qual a melhor plataforma de produção – Adobe DPS ou Aquafadas – para distribuir seu conteúdo em tablet, smartphone e desktop conforme o tipo de publicação, recursos interativos, periodicidade, dispositivos e claro custos! Nos próximos artigos irei demonstrar os recursos interativos da Aquafadas para Aplicativos e ePUB3.

Abraço! Felipe Santos

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , ,

Felipe Santos

Especialista Adobe em InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens, transita desde 2010, após o lançamento do iPad, entre as midias impressa e digital. Apaixonado por publicações digitais é entusiasta de novas ferramentas, plataformas e formatos.

Deixe uma resposta