luz-camera-acao

Luz, câmera, ação! – Parte 2

Luz, câmera, ação! – Parte 2

Luz, câmera, ação! – Parte 2

imagem_frente

Vídeo Incorporado Versus Streaming

A maioria dos vídeos dos quais falamos neste artigo é incorporado. De qualquer forma, para PDFs interativos e SWFs, existe outra opção: Streaming de vídeo. Isso irá manter o tamanho do PDF ou SWF pequeno, no entanto seu visualizador deverá ter acesso à internet para reproduzir o vídeo. Streamings de vídeo devem estar no formato de Flash ou H.264 encoded.


1. Vídeos em PDFs interativos

Figura 1

Algumas opções de mídia pertencem apenas a arquivos PDF (Figura 1). Você pode adicionar uma descrição que irá aparecer quando um PDF não puder ser executado. Você também pode selecionar a opção Play Video in Floating Window e especificar o tamanho e aposição na tela. Para decepção de muitos entusiastas pela publicação digital, grande parte dos recursos interativos do PDF são (ainda) exclusivos para desktop. Nada de ter video, butão, hyperlinks em tablets. O suporte ao PDF interativo nos dispositivos móveis é minimo. Posso citar duas exceções: Good Reader (iPad) e ezPDF Reader (Android), o primeiro reconhce hyperlinks e butões, contudo nada de multimidia (video e audio). Já o contratipo Android vai além permitindo a exibição de videos/audios. Como nem tudo são flores ambos são pagos. GoodReader for iPad – U$4,99 / ezPDF Reader – R$5,44. A versão oficial Adobe Reader deixa seus PDFs interativos completamente estáticos.

2. Vídeos em arquivos SWF

Quando você exporta um SWF que contém um vídeo, ele pode ser visto no Adobe Flash Player, e em navegadores que suportem o plug-in do Flash Player. Você também pode usar todos os controles nos painéis Media, Buttons e Preview para ter uma prévia e controlar a reprodução do vídeo. De qualquer forma, um SWF apenas irá rodar em dispositivos que possuam o Flash instalado, então o iPad está fora da jogada. Para saídas em SWF, você pode colocar uma arte por cima apenas nas áreas clicáveis do seu vídeo. Isto não é possível para PDFs interativos ou projetos do Digital Publishing Suite, por conta deles sempre colocarem elementos interativos abaixo dos objetos na página.

3. Vídeos em arquivos EPUB

Figura 2

Hoje já é possível inserir vídeos em um EPUB exportado, porém existem algumas limitações:

  • Você precisa do InDesign CS5.5, com o CS5 ou anterior, você vai precisar editar o EPUB manualmente para inserir um vídeo.
  • Apenas o aplicativo iBooks para dispositivos com iOS e o Nook eBook Reader conseguem mostrar o vídeo. Kindle não aceita arquivos EPUB, independente de terem vídeo ou não.
  • Qualquer coisa que você definir no Media panel será perdido quando exportar par EPUB, o que tornará a tarefa de fazer mudanças muito mais difícil. Por exemplo, para incluir um pôster, você precisa adicionar uma referência a imagem no tag , adicionar o arquivos a pasta images do EPUB, e editar o manifesto no arquivo contente.opf para incluir ao arquivo de vídeo.

 

4. Vídeo em projetos do Digital Publishing Suite

O Adobe Digital Publishing Suite (DPS) é uma solução para criar e publicar aplicativos para iPads e outros tablets. DPS é um plug-in gratuito do InDesign para criação, e um serviço pago – Folio Producer para gerenciar e publicar conteúdo interativo. Em projetos DPS, vídeos e outros objetos interativos são chamados de overlay. Quando você cria um arquivo folio, todos itens não interativos da página são comprimidos como uma única imagem de fundo. Objetos interativos como vídeos, aparecem no topo da imagem de fundo. Você pode usar o painel Overlay Creator (Window > Extensions > Overlay Creator) para criar objetos interativos. Primeiro, insira um vídeo H.264 encoded, como MP4, no InDesign. Crie um pôster em separado, com as mesmas dimensões do vídeo, e selecione-o como imagem de pôster no painel Media. Selecione o vídeo e vá em Audio&Video no painel Overlay Creator (Figura 2). Escolha Auto Play para reproduzir quando carregar a página. Você também pode selecionar para reproduzir o vídeo em full screen. Se você quer fazer um streaming, deverá usar o Web Content overlay.

A hora de aprender sobre vídeos é agora

Como usamos o InDesign para criar publicações digitais de diferentes tipos, iremos incluir muito mais vídeos em nossos arquivos. As versões mais recentes do InDesign e do Adobe Media Encoder são grandes facilitadores destes processos.

Com informações da InDesign Magazine


Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta