dualpixel-post-narrativa-transmidia-capa

Narrativa Transmídia com Adobe CC e Dualpixel

O que é Narrativa Transmídia?

Narrativa transmídia é aquela que se desenrola por meio de múltiplos canais de mídia , sendo que , cada produto/mídia é parte integrante de um conceito maior: franquia/marca.

No infográfico a seguir temos um exemplo visual de como isso funciona:

narrativa-transmidia
A Imagem acima mostra como o planejamento transmídia pode ampliar a presença de uma marca e entregar diferentes produtos a seus consumidores

Embora o termo transmídia esteja primeiramente associado diretamente as mídias eletrônicas (Cinema, TV e etc) e a indústria do entretenimento, o mesmo pode e deve, ser usado nos dias atuais para todo e qualquer setor da indústria da comunicação.

Hoje uma editora também é uma empresa transmídia, pois pode explorar diversos desdobramentos de seu produto-matriz e assim diversificar seu leque de produtos, a partir de uma mesma franquia/marca.

 

narrativa-transmidia
O livro impresso fornece a estrutura básica para o desdobramento da franquia/marca em outras mídias.

O produto-matriz de uma editora é o livro impresso, ou seja, uma obra escrita (Texto) e/ou visual (Imagem).

Qualquer desdobramento digital deste produto-matriz, seja um ebook com adição de links até um aplicativo interativo e dinâmico (Passatempo ou Game) é uma sucessão de narrativas transmídia.

Somando ao texto e imagem do impresso, links, videos, áudio e interações surge um leque de opções de produtos narrativos, que diferente do conceito crossmedia (veja aqui a diferença entre crossmedia e transmídia) permite atingir um maior número de consumidores de diferentes nichos e culturas.

O Adobe Creative Cloud  hoje é uma plataforma que une por meio de compartilhamento na nuvem ativos e usuários, permitindo criar um grande fluxo de produtos digitais interconectados.

 

narrativa-transmídia
O Próprio Adobe CC permite um fluxo entre aplicativos e usuários facilitando a produção transmídia

A partir de um livro impresso (texto e imagem) você pode desenvolver apps, com atividades interativas e jogos que se complementam e criam novos consumidores, fortalecendo a franquia/marca da empresa.

E o objetivo deste post que você está lendo é exatamente esse: mostrar como o mercado editorial pode encontrar na narrativa transmídia saídas eficientes para a crise que abala o setor a partir das ferramentas Adobe e da plataforma Dualpixel 


Como Produzir?

dualpixel-narrativa-transmidia
Com a plataforma Dualpixel fica fácil produzir apps interativos para iOs e Android

A seguir entenda como usar as ferramentas Adobe e a plataforma de Aplicativos da Dualpixel para construir uma narrativa transmídia.

Tipos de produtos transmídia editorial:

  1. eBook/ePUB [Livro impresso + Interatividade básica]
  2. Aplicativos [Livro impresso + Interatividade avançada]

Ferramentas Adobe para produção transmídia:

  1. InDesign CC > Exportação ePub 3 (fluido/responsivo) + Plataforma Dualpixel
  2. Muse CC > Exportação HTML5 Responsivo + Plataforma Dualpixel
  3. AnimateCC > Exportação HTML5 Responsivo +Plataforma Dualpixel

Plataforma produção/distribuição de APP Dualpixel:

  1. Aplicativos tipo edição única (Single Edition)
  2. Aplicativos Banca para periódicos, coleção de livros, entre outras publicações.

Você determina o tipo de aplicativo/processo vai utilizar e fornece os arquivos editáveis a Dualpixel. O aplicativo é produzido e distribuído, e você pode enviar notificações, cadastrar usuários e acompanhar o download e uso do app/edições direto do Portal Dualpixel Mobile

Saiba mais sobre os formatos e plataformas disponíveis para Publicações Digitais neste artigo especial.

Como vender?

dualpixel-narrativa-transmidia

A plataforma Dualpixel permite usar os 5 principais métodos de monetização digital:

  1. Venda por Download
  2. Exibição de Anúncios (Fremium)
  3. Eliminação de Anúncios (Premium)
  4. Compras dentro do App (In app purchase)
  5. Venda por Assinatura

Conclusão

A narrativa transmídia permite as editoras ganharem fôlego e competirem dentro do atual universo multimídia, sem deixar de manter o foco em seu produto-matriz: o livro impresso. O desdobramento transmídia é um método de engajar os colaboradores, trazer novos mercados para a empresa e alcançar um aumento expressivo de público e vendas!

Acesse o site Dualpixel Mobile e conheça mais exemplos de aplicativos editoriais. Agenda uma conversa sobre a distribuição digital da sua empresa.

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , ,

Mauricio Brancalion

Desenhista, designer e desenvolvedor com 15 anos de experiência no mercado educação, comunicação e entretenimento. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP-SP.

Deixe uma resposta