Novo Adobe Creative Cloud

Novo Adobe Creative Cloud

Foram longos meses de espera, mas o pacote de atualização do Adobe Creative Cloud 2014 valeu o tempo. Desde o seu lançamento o Adobe CC levantou inúmeros debates sobre o modelo de assinatura, aqui no dualpixel blog fizemos dois artigos para esclarecer alguns pontos – Cinco mitos sobre o Adobe CC e Adobe Creative Cloud – novos apps e serviços.

Quem é usuário do CC sabe que continua tudo igual: você precisa baixar os softwares no seu computador, mas não precisa estar conectado à Internet para usá-los depois que você baixou. O sistema requer, ao menos, uma conexão a cada 30 dias para checar o estado da assinatura.

adobe-site
Antes de iniciarmos no CC 2014 vale ressaltar a nova interface do website da Adobe.
Finalmente uma navegação amigável e tudo o que você mais precisa a apenas 1 clique.
Bonito e funcional. Gostei!

Ao instalar as novas versões do CC2014 será solicitado o aceite a notificação para compartilhamento de informações sobre o uso dos softwares. Essa opção é opt-in por padrão, ou seja, caso não deseje compartilhar você precisa desabilitar a função na aba gerenciamento da conta.
A intenção da Adobe coletando esses dados, conforme explicado no site, é melhorar a performance dos programas e correção de bugs. Informações sobre os arquivos produzidos e demais conteúdos não serão utilizadas. Saiba o que será compartilhado deixando essa opção habilitada:

  • Informações do sistema operacional, processador e memória.
  • Versão do produto Adobe.
  • Recursos utilizados como itens de menu e painéis.

Mudança no pensamento

Para a Adobe, o Creative Cloud não é apenas uma atualização de software, mas sim uma mudança fundamental no pensamento sobre como atender os clientes que ganham a vida como profissionais criativos. Mesmo com o receio de alguns usuários sobre o modelo de assinatura, durante a abertura do evento, realizado no último dia 18 de junho, foi anunciado o expressivo número de 2.3 milhões de assinantes do Creative Cloud.

adobe-evento
Avanço no uso da internet, rede social, mobile apps e cloud services nos últimos cinco anos demonstra a velocidade do mercado no consumo de informação e tecnologia.

É consenso no mercado que várias mudanças significativas e de forte impacto ocorreram na indústria da comunicação, mais intensamente, nos últimos cinco anos do que nas cinco décadas passadas. Parte da lógica do Creative Cloud vem desse contexto para oferecer as mais recentes ferramentas que a empresa tem, sem demora. Esperar um ano para atualizar os pacotes dos principais softwares não é mais eficaz.

E não foram apenas os softwares que receberam atualizações, em especial, o Creative Cloud Enterprise ganhou um novo dashboard que permite um melhor controle dos usuários cadastrados na conta e maior espaço de armazenamento. Agora, o Creative Cloud pode honrar o nome, pois verdadeiramente temos um ambiente nas nuvens – tudo que precisamos – softwares, arquivos, imagens, fontes, cores, rede social (behance) está disponível além dos desktops, também em apps para iPad e iPhone.

adobe-mobile

A forças dos veteranos

Photoshop CC

Sendo o carro-chefe da Adobe, o Photoshop assume a liderança como um pacote de software criativo. Com características inovadoras em cada ciclo de atualização, sua última versão no Creative Cloud 2014 não é diferente. Destaque para o recurso de link com Smart Objects, semelhante ao InDesign, pode-se vincular arquivos entre diferentes documentos e contando com a opção package para reuni-los quando necessário. Dois novos filtros expressam bem o efeito Adobe Magic – Blur Gallery oferece um conjunto de filtros para total controle na criação de movimento nas imagens. Focus Mask é um inteligente recurso que identifica a profundidade de campo das imagens e automaticamente seleciona as áreas de foco ou fora de foco.

Desde o lançamento do CC vários importantes recursos foram adicionados, a seguir um resumo deles: Perspective Warp é um avanço do filtro Vanishing Point integrado ao comando de transformação Warp. Uma ferramenta fantástica que permite um controle total sobre os pixels da imagem, alterando apenas as áreas demarcadas. O recurso Smart Sharpen torna as imagens muito mais nítidas, maximizando os detalhes e minimizando o ruído e os halos. A função Intelligent upsampling permite recuperar fotos de baixa resolução para imagens com qualidade de detalhes e nitidez. No Creative Cloud, o Photoshop amplia as funções para trabalhos com 3D que antes estavam disponíveis apenas no Photoshop Extended.

A redução de vibração da câmera ajuda você a economizar quando pensar que perdeu alguma foto por conta do movimento da câmera. Com o Camera Raw 8, você tem maneiras mais precisas para ajustar imagens, corrigir distorções de perspectiva e criar vinhetas.
Além disso, o Photoshop vem com ações condicionais se você usar IF/THEN para escolher automaticamente entre diferentes ações baseadas em regras configuradas. Os efeitos Blur Gallery e Liquify não são mais destrutivos, graças ao apoio do Smart Object. Você pode editar ou remover os efeitos a qualquer hora, mesmo depois de salvar um arquivo. Os retângulos com cantos arredondados editáveis e a seleção de camadas com as opções Find/Isolate Layers completam a atualização do pacote Photoshop CC. Conheça neste artigo o prático recurso Photoshop CC Genarator.

photoshop

adobe-photoshop
Para os amantes da fotografia, profissionais e demais envolvidos há uma grata surpresa neste release – Creative Cloud Photograpy plan por $9.99 por mês. Inclui Photoshop CC e Lightroom – desktop, mobile e web.

Design

O grupo de softwares que atendem, em especial, os designers gráficos – Illustrator, InDesign, Muse e InCopy também receberam melhorias no CC 2014. Entre eles, o Illustrator teve especial atenção na performance para exibir desenhos e gráficos mais complexos. Adobe Muse, sem dúvida, foi um dos apps que sofreu mais alterações. Para começar pela interface, finalmente no mesmo design da suíte Adobe, vem com acesso integrado aos recursos add-ons e, permite edição online de sites hospedados em serviços de terceiros, antes esse recursos estava disponível apenas para sites hospedados no BusinessCatalyst.
No caso do InDesign dois recursos chamam a atenção: a opção de exportar arquivos diretamente para o formato ePUB de Layout Fixo, mantendo todo o layout do documento e a possibilidade de mover linhas e colunas de tabelas com a ação de arrastar e soltar.

Outros recursos merecem a nossa atenção e estão presentes desde o começo do Creative Cloud. O display text representa um novo conceito no Illustrator oferecendo controle expandido na edição do texto. Com ele, você pode mover, copiar, dimensionar, girar os caracteres individuais e alterar fontes. Você também pode usar esse recurso em dispositivos multitouch, além do mouse ou caneta.
Como o Photoshop, o InDesign assumiu uma interface ajustável para agilizar o trabalho com documentos complexos. E agora, você pode trabalhar diretamente de qualquer software da suite com as fontes sincronizadas pelo Adobe Typekit, tanto para web como para desktop.

design

Além da pesquisa de fontes e os recursos de filtros, você pode ter uma pré-visualização instantânea de diferentes fontes do InDesign, ao mesmo tempo, em seu layout. O recurso Favorites Font permite encontrar as fontes que você usa com mais frequência, sem a triagem através de uma enorme coleção. Saiba mais desses e outros recursos neste artigo.

Com o InCopy CC, escritores, editores e designers podem trabalhar simultaneamente em um único documento sem sobrescrever o trabalho um do outro. Se você tem uma equipe ou empresa e fez a adesão no Creative Cloud, você pode salvar arquivos do InCopy para a nuvem.
O Kuler, um aplicativo baseado na nuvem para criar temas de cores via iPhone ou um navegador, permite que você encontre e capture as cores de onde estiver. Você pode criar e compartilhar suas próprias paletas de cor, procurar temas na comunidade Kuler e sincronizar temas com o Illustrator.
Adobe Ideas para iPhone e iPad é uma ferramenta de ilustração livre. Ele aumenta a precisão do desenho com uma visualização extrema, permitindo personalizar a barra de ferramentas com seus pincéis favoritos, sincronização de temas de cores entre o Idea e o Kuler e partes de ilustrações no Facebook e no Twitter.

Web

As principais ferramentas do grupo Web são o Dreamweaver, o Flash Professional, o Edge Animate e o Edge Reflow. Nesta atualização, o Dreamweaver CC 2014 inclui um recurso já usado há muito tempo pelos web designers e desenvolvedores – inspeção no browser. Guardadas as devidas proporções, o comando Quick View, permite uma visão completa da estrutura do HTML, o que facilita a edição e, principalmente, a identificação da hierarquia das tags. O painel CSS Designer também aprimorado para auxiliar na aplicação e edição de gradientes, sombras, bordas, entre outras propriedades do CSS. Todo isso já na conhecida interface do CC, mais simplificada e intuitiva.

Creative Cloud 2014

As principais mudanças no Flash ocorreram na virada para a versão CC. Sua arquitetura foi reformulada para 64 bits tornando-a mais rápida e modular. O que resultou em melhorias de desempenho e confiabilidade. A nova versão também trouxe novas funcionalidades e uma interface atualizada para o usuário. Mas a versão CC 2014 tem suas surpresas! Agora, cada frame do arquivo pode ser exportado como um arquivo SVG, esse recurso aumenta a compatibilidade do Flash com outros programas da Adobe, em especial o Edge Animate.
O Edge Animate, a ferramenta de animação em HTML5, já passou por algumas atualizações e vem continuamente aprimorando seus comandos e ferramentas. Recentemente novos painéis foram inclusos, como o painel script, que facilita, em muito, a tarefa de incorporar javascripts externos nas composições do Edge.

Já o painel áudio permite importar arquivos .mp3, .ogg, entre outros, para serem trabalhados diretamente na timeline. O Edge já se encarrega de criar o sistema de fallback e entregar para cada browser o arquivo de áudio compatível. Na versão CC 2014 esse recurso foi expandido para os arquivos de vídeo.
Outros destaques são: motion paths (caminhos de movimento personalizado) e a opção de criar e reutilizar templates prometem acelerar a produção.

A nova versão do Edge Reflow cria mais facilmente projetos Web responsivos e o novo painel Assets permite gerenciar melhor os projetos. Você também pode incluir as fontes da biblioteca Typekit, além das fontes do próprio Edge, em seu projeto.

Creative Cloud 2014

Vídeo

No grupo de softwares para vídeo do Creative Cloud encontramos o Premiere Pro, o After Effects, o Audition, o Prelude, o SpeedGrade e o Story Plus. A intenção da Adobe com o CC 2014 foi aumentar a integração entre esses softwares, em especial, para projetos que usem o Premiere e After Effects ou SpeedGrade. A seguir um resumo dos principais tópicos desse grupo.
O cronograma do Premiere Pro CC foi todo reformulado para permitir que você edite de forma mais eficiente seus trabalhos e os acompanhe através dos novos atalhos. O recurso Ligação & Localize o ajudará a rastrear os seus clips, não importando onde eles foram transferidos, e assim, facilitando o gerenciamento das mídias. E ainda, você poderá aplicar rapidamente ricas e bonitas categorias de cores predefinidas no Adobe Premiere Pro, graças à Lumetri Deep Color Engine.
Com a nova versão do After Effects, você pode adicionar objetos 3D a partir do Cinema 4D e utilizar as imagens no After Effects CC sem intermediários, criando conteúdos fotorrealistas. O Mask Tracker trouxe mais agilidade na construção de qualquer composição, entre outras coisas. As melhorias de estabilização também oferecem um fluxo de trabalho mais ágil. Com o suporte da Adobe em qualquer lugar para transmissão e pós-produção, os profissionais poderão colaborar a partir de locais remotos.

Creative Cloud 2014

O Audition, aplicativo de áudio profissional da Adobe, tem agora 64 bits e possui um ambiente multitrack melhorado que permite a visualização das composições pela forma tradicional – ondas sonoras – ou em um monitor de frequência espectral.

Você poderá criar belos sons usando as ferramentas que estão mais conectadas e com dezenas de novas funcionalidades, incluindo, um som removedor que pode eliminar sons indesejados de um arquivo inteiro apenas pela análise de uma pequena seleção.

Creative Cloud 2014

Com o apoio do Adobe Prelude CC, você poderá acelerar as inserções de vídeos e registrar os fluxos do seu trabalho de uma forma mais flexível para inserir os metadados. O Prelude CC permite a pré-visualização dos seus clips e a criação de cortes brutos que se abrem diretamente no Premiere Pro, mantendo intacta sua visão da produção e acelerando o processo de edição.

SpeedGrade CC oferece uma performance de GPU acelerada e amplo suporte de câmera de cinema digital, incluindo, HDR e conteúdo estéreo em 3D. Ele dá acesso a atualizações contínuas e se integra com outras ferramentas de vídeo da Adobe para produção do início ao fim.
As novas ferramentas incluem o navegador Snapshot que salva, automaticamente, seus trabalhos para você acessar e usar como referências. Ele também, importa suas imagens de outras ferramentas, como o Photoshop, para orientá-lo nas decisões de cor.

Creative Cloud 2014

O Adobe Story Plus oferece recursos de escrita com formatação automática de scripts, modos de estruturas, comparações de versões, e elenco e listas de localização. Sendo uma ferramenta de programação, ele sincroniza o seu roteiro para o planejamento e comunicação entre escritores, equipes de produção, diretores e produtores. Você pode acessar projetos compartilhados online e gerenciar revisões de roteiro e cronograma de desenvolvimento ou produção.

Nas próximas semanas vamos publicar posts sobre alguns softwares do pacote Creative Cloud 2014!

 

Assine nosso informativo e receba notícias sobre cursos, promoções e artigos especiais da dualpixel

COMPARTILHAR:
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Redação Dualpixel

Monitoramos o que há de mais relevante sobre midia impressa e digital para te manter informado.

Deixe uma resposta