Aprenda a fazer um Vídeo Timeline com Animate CC

Vídeo Timeline com Animate CC

Neste tutorial mostramos como usar o Adobe Animate CC para dar vida a um vídeo no estilo timeline. Siga a explicação passo-a-passo e veja no final um vídeo com as principais etapas.

Hoje não há mídia mais relevante que o vídeo, sua eficiência é comprovada com o sucesso estrondoso de seu uso em todas as redes sociais e sua ideia/marca precisa e deve aproveitar todo potencial desta mídia.

Antes, claro, vamos ver o resultado final:

 

Pré-Produção

Um vídeo timeline como visto acima precisa de algumas etapas de pré-produção antes de você colocar a mão na massa no Animate CC.

Illustrator

O primeiro passo é criar a timeline no Illustrator CC, pois todas as peças sendo vetoriais, poderão ser importadas ao Animate CC sem perda de qualidade para o projeto final.

É nesta etapa também que você vai definir a quantidade de informação, para assim definir o tempo que o vídeo terá no final.

dualpixel-video-timeline-illustrator

Um bom método é ler o conteúdo textual com um cronômetro e assim você terá a real noção do tempo de cada trecho e do vídeo como um todo.

 

Audition

dualpixel-video-timeline-audition

Outra ferramenta Adobe imprescindível é o Audition CC, com ele você vai produzir a trilha sonora com tempo exato do seu vídeo (aplicando fade in e fade out). Os efeitos sonoros também são produzidos nele.

Dica : Você pode adquirir áudios e efeitos sonoros gratuitamente em freesound.org ou na biblioteca de áudios do Youtube.

Produção

Com os vetores prontos no Illustrator CC importe-os para o Animate CC. Você pode usar o simple comando copiar/colar ou o novo painel Librarie CC

dualpixel-video-timeline-librariecc

Nota técnica importante: O Animate permite trabalhar com arquivos de áudio de até 44100 Hz de preferência ao formato Mp3. Os áudios para exportação para vídeo devem ser inseridos, a partir do 2º frame da animação, para que possam ser reproduzidos automaticamente no inicio do vídeo.

 

Animação

dualpixel-video-timeline-animate

Para este tipo de projeto você vai precisar usar 3 processos de animação:

  1. Símbolo

  2. Motion

  3. Câmera

A melhor metodologia é fazer cada fase nesta sequência, pois isso também ajuda na hora de consertar erros ou reeditar o trabalho, uma das grandes vantagens da animação digital.

Símbolos

Nesta animação todos elementos tem movimentos próprios e se deslocam na linha do tempo. Após importá-los para o Stage (palco) transforme cada objeto em um símbolo: selecione o objeto com o botão direito, e escolha Create Symbol.

Na janela de configuração defina o nome do símbolo e na campo Type escolha Graphic.

dualpixel-video-timeline-symbol

Para este exemplo eu utilizei todos objetos como Símbolo Gráfico (Graphic), pois dentro do Símbolo usei apenas o modo Classic tween, deixando o modo Motion para a movimentação dos símbolos pelo Stage.

dualpixel-video-timeline-lybrary

Dentro do símbolo criado basta você criar a animação do objeto (ver vídeo explicativo no fim do post)

Motion

dualpixel-video-timeline-motion

Com cada símbolo animado é hora de inseri-los no Stage e iniciar a montagem da animação da linha do tempo.

A animação começa com o símbolo do alvo no centro do Stage (Frame 0), e vai terminar com o alvo do final da timeline no centro do Stage (Frame 2001).

É importante ter em mente que você vai construir a linha do tempo de maneira linear aplicando os movimentos de motion.

Com o símbolo selecionado vá na timeline e com o botão direito habilite > Create Motion, a timeline recebe a cor azul que indica que temos um símbolo com motion.

No caso deste exemplo você deve configurar sempre o ponto inicial e final pois o elemento vai deslizar de forma ininterrupta ao logo da timeline (ver vídeo explicativo no fim do post).

Camera

dualpixel-video-timeline-camera

Após ter inserido todos os símbolos e aplicado o motion ao longo da timeline de cada objeto, é hora de usar a nova ferramenta Câmera, acesse pelo painel ferramentas ou pela timeline.

A ferramenta Câmera inclui um Layer (Camada) acima de todos os outros e mostra no Stage o quadro da tela e uma ferramenta de zoom.

Também utilizando o recurso de Motion na camada da Câmera você pode posicioná-la para capturar os símbolos conforme eles transcorrem na timeline, e assim conseguir o efeito de parallax pela timeline (ver vídeo explicativo no fim do post).

 

Pós-Produção

dualpixel-video-timeline-posprod

Para que o vídeo tenha um fechamento no final foi inserido o logo da Dualpixel e o site, nesta etapa também você pode rever a inclusão de efeitos sonoros pontuais caso queira enfatizar algum detalhe.

dualpixel-video-timeline-posprod 

A exportação no Animate CC para vídeo é muito simples, basta você ir até o Menu File> Export vídeo.

Na janela de configuração você pode escolher o local de gravação, aumentar ou diminuir a área do vídeo e sua qualidade, bem como permitir que o Adobe Media Encoder abra automaticamente caso você queira converter seu vídeo .mov para outro formato.

Clique em OK e aguarde a renderização.

Conclusão

E se estiver procurando por um guia mais detalhado, disponibilizamos uma aula em vídeo 100% gratuita com a explicação de cada etapa deste tutorial. E para começar a assistir, basta clicar no botão abaixo!

 

E se quiser se aprofundar no universo da animação, temos treinamento sobre o Animate CC, em duas modalidades – turmas e aula individual pelo Skype.
 
E se tiver qualquer dúvida sobre os nossos cursos, não deixe de nos procurar!  😉
 

COMPARTILHAR:
, , , , ,

Mauricio Brancalion

Desenhista, designer e desenvolvedor com 15 anos de experiência no mercado educação, comunicação e entretenimento. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP-SP.

Deixe uma resposta